Cirurgia em determinadas áreas do cérebro pode curar enxaqueca

Um procedimento cirúrgico em determinadas áreas do cérebro pode curar as dores de cabeça, afirma um estudo apresentado neste sábado (24) perante a reunião anual da Sociedade de Cirurgiões Plásticos dos Estados Unidos, em Seattle.

Os especialistas explicaram que muitos dos 79 pacientes que fizeram a operação há cinco anos mostram agora que estão curados do problema, que nos EUA atinge cerca de 30 milhões de pessoas.
A enxaqueca é uma forte dor de cabeça. As pessoas que sofrem do problema são sensíveis à luz e ao barulho. Geralmente têm também crises de enjoo e vômito.

Segundo os resultados da análise final do estudo, depois da intervenção cirúrgica apenas 10 pacientes precisaram de uma segunda operação. Dos 69 restantes, 61 tiveram uma "reação positiva" à operação e 20 tiveram totalmente eliminada a enxaqueca. Em 41 houve uma redução considerável do problema e só 8 experimentaram menos de 50% de melhora nas dores de cabeça.

 
O relatório aponta que os números constituem uma prova contundente de que a operação em um ou mais pontos do cérebro que geram a dor de cabeça pode eliminar, curar ou reduzir a frequência, duração e intensidade do problema.

 
"A opção cirúrgica dá uma esperança aos que sofrem de enxaqueca", assinalou Bahman Guyuron, diretor do Departamento de Cirurgia Plástica da Escola de Medicina da Universidade Case Western Reserve.

Informações da EFE