Saúde

Cerca de 1.400 casos de câncer de mama foram registrados na Bahia em 2011

Para ajudar a combater o câncer de mama, existem na Bahia vários centros de atendimento. São oito unidades em Salvador e outras cinco nas cidades de Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas.

Acorda Cidade


Cerca de 1400 casos de câncer de mama foram registrados na Bahia durante o ano de 2011. Este é o tipo de câncer que mais mata e atinge as mulheres. Apesar da gravidade, a doença tem cura e quanto mais cedo o diagnóstico é feito maiores são as chances de vencer a doença.

"O diagnóstico precoce visa a cura da paciente, visa detectar a doença na sua fase mais inicial, proporcionando um tratamento mais conservador, menos mutilador e com uma chance de cura maior", explica a médica Ana Cláudia Imbassay.

A dona de casa Maristela Pandini descobriu no ano passado que estava com câncer e precisou fazer uma cirurgia para retirar uma das mamas."Foi fazendo o autoexame, tomando banho, que eu detectei o tumor na mama, na axila. Eu tenho fé, muita fé em Deus e tenho certeza de que eu já estou curada. O tratamento que vem a seguir é só para me tranquilizar mais. Mas eu já tenho certeza de que eu já estou curada através da cirurgia", diz.

Para ajudar a combater o câncer de mama, existem na Bahia vários centros de atendimento. São oito unidades em Salvador e outras cinco nas cidades de Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas.

O maior centro de atendimento na Bahia é o Hospital Aristides Maltez, que fica localizado no bairro de Brotas, em Salvador, e realiza mais de 6000 atendimentos por ano. Na unidade, médicos e enfermeiros também fazem um trabalho de prevenção e explicam como deve ser feito o autoexame.

Foi através do autoexame que dona Valdelice de Jesus descobriu que estava com câncer de mama. A dona de casa sabe da importância da determinação, da força e do diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura. "Eu quero viver ainda, trabalhar e tudo ainda. Trabalhar, fazer minha comida, pra marido, pra visita que chegar", enumera.

Gilmelândia fala sobre seio à mostra no carnaval em apoio a campanha


 

A cantora Gilmelândia, ex-vocalista da banda Beijo, chamou a atenção dos foliões do carnaval de Salvador ao colocar um dos seios à mostra em apoio à campanha contra o câncer de mama. Durante sua participação no Bahia Meio Dia nesta segunda-feira (27), a cantora falou sobre seu envolvimento com a causa.


"Eu converso com muitas mulheres e depois que eu passei a ser a madrinha dessa campanha, eu vi que as mulheres não se preocupam muito com isso. Pra vocês terem ideia, eu fiz agora um estudo nessas palestras que eu ando acompanhando, que daqui a um ano um milhão de mulheres serão diagnosticadas com câncer de mama no mundo. Imagine? Um milhão de mulheres é muita coisa! Então eu disse não, eu não vou deixar isso acontecer", diz.


Sobre a forma com que demonstrou seu apoio à campanha durante o carnaval, Gil, como é mais conhecida pelo público, disse que geralmente é tímida, mas que se encorajou diante da realidade das mulheres que sofrem com esse tipo de câncer.


"Eu pensei muito antes de fazer isso, eu nunca tirei foto nem de biquini porque eu sou muito envergonhada e várias vezes já me convidaram pra fazer capa, essas coisas, mas essa causa pra mim é muito importante. Depois que eu vi as mulheres que perdem a mama, psicologicamente elas não ficam bem. Outra coisa também é que eu não quis só chamar atenção das mulheres, mas também de todos os governantes, porque o pessoal de baixa renda não tem condições de fazer mamografia porque às vezes não tem nem o aparelho”, destacou. As informações são do G1.
 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários