Daniela Cardoso
O dia D de mobilização contra o mosquito da dengue será realizado nesta sexta-feira (4) em Feira de Santana. Uma carreata irá sair do Feira Palace Hotel, percorrendo a avenida Getúlio Vargas até o estacionamento da prefeitura municipal. De acordo com a chefe da vigilância epidemiológica do município, Janice Estrela, os índices de dengue do ano de 2011 são menores do que os anos anteriores, mas ela ressalta a importância da prevenção.
“No ano de 2009 tivemos um total de 3.773 de dengue clássica, 134 de dengue com complicações, 26 com febre hemorrágica e 1 caso de síndrome do choque do dengue com um total que perfaz quase 4.000 casos. Já em 2010 temos um total registrado no Sistema de Informação Nacional, dengue clássica 2.191 casos, 33 de dengue com complicações, febre hemorrágica do dengue 20 e síndrome do choque do dengue 1, o que equivale a 2.200 casos. Em 2011 temos 1.192 de dengue clássica, 2 de dengue com complicações e 1 caso de febre hemorrágica”, enumerou Janice.
De acordo com ela, o município não tem casos de óbito por dengue em 2011. A chefe da vigilância sanitária destacou que os números estão mais baixos, mas ressaltou que a população precisa fazer a sua parte. “Os casos que foram registrados neste ano evoluíram para a cura, mas a dengue é uma doença que tem um curso bastante rápido, o paciente pode vim a óbito”, afirmou.
Sobre a ausência do fumacê em Feira de Santana, Janice Estrela explicou que ele só passa nas cidades com casos de epidemia e surto. “Por isso a importância de manter o controle com os agentes de endemias, a equipe de vigilância epidemiológica e a população nos ajudando”, disse. As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.