Daniela Cardoso e Ney Silva
A prática de exercícios regulares, alimentação saudável e balanceada não é garantia de uma saúde plena, mas pode ajudar bastante a prevenir doenças. Esse é o entendimento do cardiologista feirense Ebenézer Públio Pereira ao se referir sobre a morte no último domingo (18) por um mal súbito do ex-jogador do Bahia de Feira e do Fluminense Nilmar Oliveira, 29 anos.
Segundo o doutor Ebenézer, não se pode assegurar que o jogador tenha sido vítima de um infarto fulminante, e sim de mal súbito que pode ter ocorrido por diversas razões. Ele diz que entre as possibilidades da morte do jogador, estão problemas cardíacos e de má formação cerebral. Relacionado a área cardiológica o mal súbito pode ocorrer por uma estenose aórtica, hipertrofia assimétrica do ventrículo esquerdo ou ainda um foco de arritmia.
O médico explica que quando alguém morre por um mal súbito só é possível saber a razão através de uma necrópsia cuidadosa. “Pode até ter sido por infarto, mas no caso de uma pessoa jovem e atleta é meio difícil”, disse Ebenézer.
Ebenézer disse ainda que independente de ser atleta ou não, quando alguém decide jogar bola em finais de semana ou praticar algum exercício físico, deve fazer com antecedência uma bateria de exames. “Mesmo assim pode ter uma morte súbita por causa da síndrome Brugada em que o paciente não sabe que tem uma desarrumação elétrica no coração por problemas hereditários”, explica.
O médico reafirmou que exames preventivos são importantes e diminuem muito a possibilidade de se ter morte súbita, mas que não garante que a pessoa não morra repentinamente.
Ebenézer Públio, alerta que as doenças cardiológicas continuam matando muito na Bahia, no Brasil e no mundo e isso é motivo de preocupação das autoridades médicas que orientam as pessoas a manterem seus níveis de açúcar, colesterol, entre outros controlados.
Morte do Jogador
O jogador Nilmar Oliveira Gonzaga, 29 anos, conhecido como Nilmar, que atuava na posição de lateral direito, morreu na tarde deste domingo (18), após sofrer um mal súbito, no campo do Beira Riacho, no bairro Rua Nova, em Feira de Santana, onde estava disputando o campeonato de amadores no bairro, pelo time Ipamerim, do bairro Sobradinho, contra o Jomafa.
Ele foi socorrido para a Policlínica Francisco Martins da Silva, na Rua Nova, onde chegou sem vida.