Daniela Cardoso
O Caps-AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) completa nesta sexta-feira (26) 11 anos de existência. Para marcar o aniversário, estão previstos atendimentos com pacientes e familiares. A diretora do Caps, a psicóloga Carolina Carvalho, informou que atualmente mais de 5 mil pacientes estão cadastrados.
“Esse foi o primeiro Caps implantado na cidade, que foi quando surgiu o programa Municipal de Saúde Mental aqui em Feira de Santana. Temos muitos casos de recuperação, de mudanças no estilo de vida, de resgate dos vínculos familiares e profissionais. É um trabalho que tem tido êxito e é o único serviço que temos na cidade especializado no tratamento da dependência química na área de saúde, todo oferecido pelo SUS”, informou.
De acordo com a psicóloga, uma equipe multiprofissional oferece atendimentos individualizados, grupos de oficinas terapêuticas, apoio familiar, e, além disso, oferece um grupo de família, que funciona todas as segundas-feiras.
“Esse trabalho tem dado muito certo e a gente aproveita essa data para poder comemorar. É um evento de comemoração, onde vamos fazer atividades recreativas, temos uma comissão de animação e vamos oferecer lanches. O principal pré-requisito para fazer o tratamento no Caps é o desejo do paciente e é isso que diferencia o tratamento”, destacou Carolina Carvalho.
As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.
