2ª etapa

Campanha de vacinação contra pólio será encerrada na próxima terça (6)

A chefe da Divisão da Vigilância Epidemiológica (Viep), Janice Estrela, lembra que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e postos do Programa de Saúde da Família (PSF) estão disponibilizando a dose da vacina, das 8h às 17horas.

Acorda Cidade

A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite será encerrada em Feira de Santana na próxima terça-feira (6). A vacina, que garante a imunização contra a paralisia infantil, deve ser aplicada em todas as crianças menores de cinco anos, mesmo aquelas que não foram vacinadas na primeira etapa.

Desde o início da campanha em 9 de agosto até terça-feira (30), foram imunizadas no município 33.106 crianças, total que corresponde ao percentual de cobertura vacinal de 78,59%. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde para Feira de Santana é imunizar 95% das crianças que constituem o público alvo – 42.127.

A chefe da Divisão da Vigilância Epidemiológica (Viep), Janice Estrela, lembra que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e postos do Programa de Saúde da Família (PSF) estão disponibilizando a dose da vacina, das 8h às 17horas. “Além destes locais, a vacina pode ser encontrada em dois postos volantes, montados na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e no Hiper Bompreço, instalado no Boulevard Shopping”, informa.
 
Janice Estrela ressalta que é sempre importante alertar os pais que a paralisia infantil é uma doença ainda considerada de grande ameaça para a população mundial. “Mesmo que tenham sido vacinadas em anos anteriores e na primeira fase da campanha contra a pólio, mas se ainda são menores de cinco anos, as crianças devem tomar as gotinhas da vacina. O vírus da paralisia infantil ainda circula em outros países”, adverte.

Conforme a chefe da Viep, não contra-indicação para aplicação da pólio oral. “Ela apenas deve ser evitada ou adiada nos casos de febre acima de 38ºC, diarréia, vômito, hipersensibilidade a algum componente da vacina e reação alérgica”, explica Janice Estrela. As informações são da Secom.