Daniela Cardoso
Cerca de 20% da população de Feira de Santana sofre com problema de hipertensão e uma média de 10% com problema de diabetes. As duas doenças, entre outras, podem levar o paciente a sofrer com problemas renais. Nesta quinta-feira (12) foi realizada uma campanha de conscientização para marcar o Dia Mundial do Rim.
A ação aconteceu no espaço Marcus Moraes, na Avenida Getúlio Vargas. A bioquímica Maria Auxiliadora Mascarenhas, da LAB, informou que o objetivo da campanha é conscientizar a população para uma prevenção ligada a hábitos de vida saudáveis.
“Estamos trabalhando para prevenir a hipertensão arterial, o debates, através da alimentação e exercícios físicos. A orientação é que a pessoa beba bastante liquido, antes de a doença ser instalada. O ideal é consumir três litros de água por dia. A alimentação deve ser pobre em açúcar, em carboidratos simples, gordura e sal”, informou.
Durante a ação, as pessoas que foram até o local, passaram por uma anamnese para saber se tem hipertensão, diabetes e outras doenças renais e também para saber se elas têm algum renal crônico na família. Depois o paciente passou por uma triagem e a depender do resultado, passava para fazer outros exames. “Se alguma coisa estiver fora dos limites, nós fazemos um exame para detectar se a pessoa tem a doença renal”, explicou.
Maria Auxiliadora ressaltou ainda, a importância do diagnóstico precoce. Segundo ela, quando as pessoas chegam com a queixa, elas já estão em um estado em que já não há mais o que ser feito para evitar a doença renal. “Se ações de conscientização forem feitas, a gente pode fazer com que esse índice de pessoas que chegam para fazer hemodiálise tardiamente, diminua”, disse.
As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade


