Saúde

Caminhão da Saúde oferece treinamento de cirurgia minimamente invasiva

A técnica contribui com a redução dos procedimentos cirúrgicos e acelera o processo de recuperação do paciente.

Acorda Cidade
 
Depois de passar mais de um mês em Salvador, o projeto Caminhão da Saúde chega à cidade de Feira de Santana. Estacionada no Hospital Estadual da Criança (HEC) a Unidade Móvel de Ensino Covidien (Umec), até o dia 09 de agosto, vai oferecer treinamentos para médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, residentes e alunos de medicina. Aproximadamente 500 profissionais realizaram inscrição nos cursos que serão oferecidos durante quatro dias. 
 
Com 14m de comprimento a unidade é equipada com simuladores cirúrgicos e produtos para as aulas práticas, além de um auditório. O objetivo do Caminhão da Saúde é capacitar os profissionais, principalmente residentes de medicina e enfermeiros para as técnicas de cirurgias minimamente invasivas, em especial a videolaparoscopia e eletrocirurgia, que oferecerem mais segurança aos pacientes porque minimizam os riscos pós-operatórios contribuindo com o processo de recuperação. 
 
Durante o treinamento, os participantes utilizam peças de silicone para realizar os procedimentos cirúrgicos e aprendem a manusear o laparoscópio, instrumento de fibra óptica que possibilita visualizar os órgãos internos dentro do abdômen e pelve, através de uma pequena incisão no umbigo. 
 
De acordo com Antônio Carlos Salles, diretor de relações governamentais para a Covidien América Latina, a cirurgia minimamente invasiva é uma grande oportunidade para o sistema de Saúde Pública no Brasil. “Procedimentos cirúrgicos, quando realizados com equipamentos de laparascopia, são significativamente menos agressivos para o paciente, reduzindo as chances de complicações, tempo de recuperação e custos agregados”. 
 
A Umec também oferece treinamento em temas como introdução ao processo de traqueostomia, princípios da ventilação mecânica, ventilação mecânica em neonatologia, entre outros. 
 
Parceria com a SESAB
 
Visando melhorar cada vez mais os serviços de saúde da Bahia através de mão de obra qualificada, a Secretaria da Saúde do Estado (SESAB) firmou parceria com a empresa Covidien para que a Unidade Móvel possa capacitar cerca de oito mil profissionais em técnicas de cirurgias minimamente invasivas. A rede da SESAB já dispõe de unidades com equipamentos de cirurgias menos invasivas e a proposta é que outros hospitais também possam ganhar estes equipamentos. 
 
Em Feira de Santana, a Umec está sendo organizada pelo Hospital Estadual da Criança e Hospital Geral Clériston Andrade, que disponibilizaram o local e um coordenador responsável pela Umec. Após a permanência no HEC a carreta segue viagem para as cidades de Juazeiro, Jequié, Ilhéus, Vitória da Conquista, Guanambi e Barreiras.