Doe Sangue

Banco de Sangue do Hospital Geral Clériston Andrade precisa de doações

Ana Verena afirmou que muitas pessoas têm o hábito de doar sangue apenas quando tem algum parente precisando. de acordo com ela esse é um dos fatores que agravam a situação do estoque do Banco de Sangue.

Daniela Cardoso

O Banco de Sangue do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) está com estoque baixo. Segundo a enfermeira, Ana Verena Argôlo, para melhorar a situação seriam necessárias em média 35 doações por dia. Atualmente o hospital conta com cerca de 500 transfusões por mês.

“Aqui é um hospital de emergência de grande porte, por isso chegam muitas pessoas necessitando da transfusão de sangue, então pedimos que as pessoas compareçam para fazer a doação”, disse.

O Banco de Sangue do HGCA funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e de 13h às 17h. A enfermeira informou que durante os finais de semana a equipe realiza trabalhos externos. “Nós fazemos esse trabalho em outras localidades. tentamos atender nos finais de semana, mas as pessoas não comparecem”, disse.

De acordo com Ana Verena, muitas pessoas têm o hábito de doar sangue apenas quando têm algum parente precisando. “Eles vêm e não se preocupam em voltar, então seria interessante que as pessoas doassem voluntariamente para que não chegássemos a essa crise”.

Seja um doador

Quem desejar ser um doador de sangue precisa comparecer na unidade do Banco de Sangue do HGCA portando documento com foto emitido por órgãos oficiais. É necessário ter idade entre 18 a 65 anos, estar bem alimentando evitando comidas gordurosas e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior. Pessoas com problemas de saúde, que tiveram hepatite ou convulsão, mulheres grávidas e pessoas gripadas, não podem doar sangue.

A enfermeira Ana Verena ressaltou que todos os tipos de sangue são necessários para o banco. De acordo com elaos tipos que mais faltam é o O Negativo e o AB. Quem quiser doar sangue e tiver alguma dúvida, pode ligar para o telefone  75 3221.6888. As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.