Saúde

Atitudes simples evitam proliferação de doenças respiratórias

Especialista recomenda uma atenção especial com crianças e idosos.

Atitudes simples evitam proliferação de doenças respiratórias Atitudes simples evitam proliferação de doenças respiratórias Atitudes simples evitam proliferação de doenças respiratórias Atitudes simples evitam proliferação de doenças respiratórias

Acorda Cidade

Marcado por temperaturas amenas e clima seco, o outono sempre exige atenção redobrada em relação à proliferação de doenças respiratórias, como crises alérgicas, resfriados, bronquites, rinites, entre outras. Para minimizar este problema, a dica da clínica-geral do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Ligia Brito, é adotar atitudes simples no dia a dia.

“Shoppings, supermercados, transportes públicos e outros locais onde há um grande aglomerado de pessoas são meios de transmissão dessas doenças, pois em sua maioria estão fechados e sem a circulação ideal de ar”, destaca.

Em se tratando de gripe, que é transmitida de forma direta por meio de secreções respiratórias e indireta via contato com superfícies contaminadas, a especialista aconselha adotar as seguintes medidas:

– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
– Cobrir com o braço o nariz e boca, quando espirrar ou tossir;
– Reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientes com aglomeração e fechados;
– Manter distância de indivíduos com sintomas gripais;
– Ventilar os ambientes;
– Lavar as mãos com frequência;
– Lavar as mãos após tossir ou espirrar;
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
– Não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
– Evitar aperto de mãos, abraços e beijo social.

Ligia Brito ainda recomenda uma atenção especial com crianças e idosos, grupo de maior risco para contaminação em casos de gripe e resfriado.