As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Saúde
Apesar da grande demanda, HDPA não realiza cirurgia de vasectomia há dois anos
A informação foi conformada pelo médico Urologista, Antonio José Santiago Lima, único a realizar o procedimento no HDPA durante três anos.
Daniela Cardoso
A cirurgia de vasectomia, que é um método contraceptivo, tem uma grande procura em Feira de Santana. Apesar disso, o Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA) não realiza o procedimento a cerca de dois anos.
A informação foi confirmada pelo médico Urologista, Antonio José Santiago Lima, único a realizar o procedimento no HDPA durante três anos. Ele disse que tinha dias em que chegava a fazer quatro cirurgias de vasectomia.
“Existe um programa do governo para a realização da cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Eu realizava o procedimento no Hospital Dom Pedro, mas foi suspenso no governo anterior e não sei explicar os motivos, já que a procura é grande”, afirmou.
O especialista explicou que a vasectomia é um procedimento muito simples, que demora apenas cerca de 15 minutos para ser realizado, e que não altera o apetite sexual do homem.
“Muitos homens decidem fazer a vasectomia, na maioria das vezes em acordo com as esposas, já que para as mulheres é mais complicado. A cirurgia do homem é rápida e a recuperação também, enquanto a da melhor tem que dar anestesia geral, abrir o abdômen”, afirmou.
O médico Antonio José alertou que apesar da cirurgia ser reversível, o homem tem que pensar bem antes de fazer, pois o procedimento de reversão é mais complicado e não tem 100% de garantia.
Homens acima dos 25 anos ou que tenha mais de dois filhos podem realizar a cirurgia.
Assuntos