Saúde

7 milhões de mulheres sofrem com os efeitos da endometriose

No grupo de fatores de risco para endometriose estão presentes o estresse, alimentação inadequada e a gestação tardia.

Acorda Cidade

A endometriose é uma síndrome que afeta 7 milhões de mulheres no Brasil, segundo dados publicados pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Desse modo, com grandes influências de fatores biológicos, genéticos e ambientais a enfermidade atinge também 15% das mulheres em idade reprodutiva, tornando se um problema de saúde pública.

No grupo de fatores de risco para endometriose estão presentes o estresse, alimentação inadequada e a gestação tardia.

De modo geral, a doença ainda não possui cura e seus efeitos podem acometer a saúde da mulher de forma que pode causar até infertilidade.

A infertilidade atinge 8 milhões de brasileiros em idade reprodutiva, incluindo homens que podem sofrer com doenças como, por exemplo, Uretrite e Orquite.

Para tirar as suspeitas de doenças como a endometriose, a mulher em período menstrual deve observar os graus de dores como a cólica, ao evacuar ou diarréia durante o ciclo e dores durante as relações sexuais.

Diagnóstico para endometriose

Existe muita dificuldade para se diagnosticar a doença como a endometriose, pois dependem da percepção do paciente, já que as dores podem ser consideradas normais durante o ciclo menstrual.

Um olhar clínico especializado e atento faz todo o diferencial, contando com exames laboratoriais a investigação dos sintomas serão mais conclusivas.

Os exames periódicos com o médico ginecologista são de extrema importância, servindo também como detector da doença em fase inicial.

Com isso, a paciente terá mais possibilidades para tratar a síndrome precocemente, levando em consideração os tipos de tratamentos adequados indicados pelo médico.

Em casos como em mulheres de 30 a 35 anos, a endometriose pode estar em estágios mais profundos, mas isso não significa que a doença possa ter surgido neste período.

O diagnóstico por sua vez, pode ser realizado em uma clínica especializada e completa, através de equipamentos adequados e exames de ressonância e ultrassonografia para avaliar e reconhecer os sintomas da endometriose.

Tratamento para aliviar os sintomas da endometriose

Ao identificar os sintomas como fortes dores menstruais e sangramentos além do normal, procure seu médico e relate as ocorrências desses efeitos.

Sendo assim, atualmente existem tratamentos para aliviar os indícios da doença, as quais podem se tornar uma possibilidade para os casais que desejam engravidar.

Entre as opções para tratar a endometriose estão os medicamentos como analgésicos, anti-inflamatórios e fármacos específicos.

No entanto, em alguns casos a cirurgia para endometriose pode ser uma intervenção indicada, utilizando equipamentos de tecnologia avançada para realizar procedimentos como laparotomia e a laparoscopia, onde são retirados os focos da doença.

A cirurgia robótica de endometriose apresenta uma visão tridimensional da doença, sendo um procedimento seguro e mais preciso.

Contudo, existem muitos mitos sobre a doença que devem ser levados em consideração, incluindo a infertilidade das mulheres que a partir de um tratamento adequado, podem sim, engravidar.

Apesar de ser confundida com cólica menstrual, a endometriose necessita de um exame completo eliminando comorbidades, atribuindo um diagnóstico precoce para evitar agravantes da doença.

Como se trata de uma síndrome crônica, a endometriose necessita de um tratamento contínuo com remédios para eliminar os desconfortos que ela pode causar na paciente.