Com previsão de encerrar na sexta-feira (28), a edição do Feira Saúde Mais Perto em Feira de Santana, foi prorrogada até a manhã deste sábado (29). Somente no primeiro dia, na quinta-feira, dia 27 de junho, cerca de seis mil atendimentos foram realizados.
📲 NOTÍCIAS: siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp
O evento faz parte de uma ação promovida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em conjunto com as Voluntárias Sociais da Bahia.
A reportagem do Acorda Cidade esteve neste sábado na Feira Saúde Mais Perto e, conversou com a enfermeira Fabiana Leite. Segundo ela, durante os três dias de atendimentos, 240 mamografias foram realizadas no espaço.
“A mamografia sempre é um exame muito procurado, porque é um exame que leva o rastreamento precoce do câncer de mama. Através desse exame, a gente consegue detectar o câncer no início com apenas um milímetro de tamanho. Atendemos 240 pacientes, porque atendemos 80 pacientes por dia, já que essa é a capacidade do mamógrafo”, explicou.
De acordo com Fabiana, a programação foi estendida diante da alta procura de pacientes pelos serviços.
“Houve uma grande procura pelos serviços aqui na Feira, então foi decidido prorrogar por mais um dia, mantendo alguns serviços aqui no espaço. Além da mamografia, nós tivemos aqui serviços de odontologia, nutrição, preventivo, unidade do SAC Móvel e as pessoas portando RG e carteira do SUS, já garantia o atendimento”, afirmou.
A autônoma Iara Grafe foi uma das pacientes que conseguiu atendimento neste sábado. Ao Acorda Cidade, ela contou que até tentou nos dois primeiros dias, mas a demanda estava alta e, destacou a importância do exame de mamografia.
“É muito importante porque a maioria da população não tem uma cultura de ter esse cuidado, de ter esse atendimento também, direto pela rede do SUS. E com essa facilidade hoje, as mulheres, elas encontram uma oportunidade de estar cuidando da sua saúde. Hoje está bem mais tranquilo. Durante o primeiro dia foi muita movimentação, segundo dia também e hoje eles estenderam para esse terceiro dia, para as pessoas que não tiveram esse tempo, realizarem o exame”, concluiu.
O balanço oficial da Feira Saúde Mias Perto de Feira de Santana ainda não foi finalizado, mas segundo os organizadores, a expectativa, é que tenham sido atendidos durante os três dias de ação, cerca de 18 mil pessoas.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Leia também:
Seis mil pessoas são atendidas no 1º dia da Feira Saúde Mais Perto
Centenas de pessoas buscam atendimentos em Feira de Saúde
Governo do Estado promove ações de saúde e cidadania em Feira de Santana
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram
Sei que nada vai agradar o povo, antes tarde que nunca. Na minha opinião foi uma grande iniciativa desta ação do governo para as pessoas que
infelizmente não tem plano de saúde. Fui pessoalmente neste evento e verifiquei uma equipe de trabalhadores super comprometida e educada com as pessoas. Na oportunidade venho aqui agradecer toda equipe em especial ao odontólogo Dr.
Kaíque o qual nos prestou uma grande atenção. Espero que o governo venha logo em breve novamente com esta belíssima ação, desde já muito obrigado a todos.
O que uma eleição não faz, não precisava acontecer isso,o povo ter que ir 2 h da madrugada atrás de atendimento médico isso é vergonhoso,depois vem com o slogan a nós sabemos cuidar de gente
Grande iniciativa do governo estadual,e ano vamos voltar em presidente,governador e prefeito tudo PT assim vai chegar mais recursos para cidade.