Nos dias 4 e 5 de julho, o Ginásio Municipal de Esportes, no bairro Queimadinha, recebe o 2º Festival de Quadrilhas de Feira de Santana, que promete movimentar a cidade com muita música, dança e tradição.
O evento é fruto de uma iniciativa popular e conta com o apoio da Prefeitura. Neste ano, a competição vai premiar os três primeiros selecionados na categoria de quadrilhas tradicionais. Além disso, serão avaliadas performances específicas como a dos noivos, o figurino e o marcador.
O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Cristiano Lôbo, destaca a importância do evento. Para o gestor, além de valorizar as tradições do Nordeste, as quadrilhas são expressões artísticas que fazem parte da história local e não devem ser deixadas de lado.
“O festival não só promove a inclusão e o engajamento da comunidade, como incentiva o lado criativo e fortalece a identidade cultural do nosso povo. É um espaço que vai além da dança e da música, é um estímulo para os jovens, é contribuição para o fortalecimento de vínculos. Temos a maior felicidade em apoiar ações como essa”, ressaltou Lôbo.
De acordo com a coordenadora do festival, Mari Falcão, a programação ainda contará com apresentações musicais. Entre os nomes confirmados estão a banda “Os Bambas do Nordeste”, que celebra 50 anos de carreira em 2025, e “Zé Trindade e Uns Cambadas”, conhecida pelo autêntico forró pé-de-serra.
“A entrada é gratuita. Esperamos um público diverso, com crianças, jovens e idosos, de diferentes bairros e classes sociais. Teremos cerca de 800 brincantes participando do evento”, afirma a coordenadora.
Ao todo, 25 quadrilhas se apresentarão durante os dois dias, sendo 21 tradicionais e quatro estilizadas. Na quinta-feira (4), a programação começa às 18h. Já na sexta (5), as apresentações têm início às 13h.
As informações são da Secretaria Municipal de Comunicação
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.