Dicas de Segurança

Especialistas advertem sobre os perigos das soluções caseiras para tratar queimaduras durante as festas juninas

O tratamento inadequado pode resultar em infecções, reações alérgicas e retardar o diagnóstico do problema.

Especialistas advertem sobre os perigos das soluções caseiras para tratar queimaduras durante as festas juninas Especialistas advertem sobre os perigos das soluções caseiras para tratar queimaduras durante as festas juninas Especialistas advertem sobre os perigos das soluções caseiras para tratar queimaduras durante as festas juninas Especialistas advertem sobre os perigos das soluções caseiras para tratar queimaduras durante as festas juninas
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

As festividades juninas são apreciadas pelos nordestinos, representando o forró, pratos tradicionais e uma rica tradição cultural. Entretanto, especialmente nas áreas rurais, esse período requer precauções, especialmente em relação a queimaduras causadas pela manipulação de fogos de artifício e fogueiras. Nestes casos, além de saber o que fazer, é igualmente importante saber o que não fazer. Por exemplo, receitas caseiras não devem ser utilizadas como tratamento para queimaduras.

As festas juninas estão entre as favoritas dos nordestinos, como sinônimo de forró, comidas típicas e muita tradição. Mas, principalmente nas cidades do interior, esse período também exige alguns cuidados, principalmente em relação a queimaduras, que podem ser provocadas durante a queima de fogos de artifício e em fogueiras. Nesses casos, saber o que não fazer é tão importante quanto saber o que fazer. As receitas caseiras, por exemplo, não devem ser usadas em casos de queimaduras.

Dermatologista e professora do curso de Medicina da Universidade Salvador (Unifacs),Naila Nunes alerta para os riscos do uso dessas receitas e as possibilidades de sequelas. “Embora algumas receitas caseiras sejam baseadas em ativos medicamentosos é necessário saber a classificação correta da queimadura para evitar possíveis complicações, como infecções, retardo na cicatrização ou o surgimento de alguma alergia ou irritação na pele”, afirma a especialista.

A médica também lembra: os riscos associados a uma queimadura aumentam à medida que o seu grau se torna mais severo. “Quanto maior o grau da queimadura, maior a profundidade da lesão na pele, levando a mais complicações. O primeiro grau da queimadura, normalmente, não gera um dano visível posterior, enquanto no segundo grau há formação de bolha, podendo gerar uma cicatriz maior e até risco de infecção. As lesões de terceiro grau são as mais complexas, já necessitando de intervenção cirúrgica”, esclarece Naila Nunes.

Primeiros socorros

Sobre o que que fazer em casos de queimaduras, a professora do curso de Enfermagem da Unifacs, Maria José Barros, orienta: o primeiro passo é desconectar a vítima da fonte da queimadura. E completa: “deve-se evitar, também, o uso de qualquer substância, sob o risco de piorar o problema”.

A especialista explica, ainda, que os primeiros socorros para queimaduras na pele envolvem lavar a parte queimada com água corrente, através de jatos suaves, por, aproximadamente, dez minutos. Caso haja poeira ou insetos no local, é necessário manter o machucado coberto com um pano limpo e úmido, para proteger a lesão.

É importante evitar mexer no ferimento. Após os primeiros socorros, a vítima deve ser encaminhada para uma unidade de saúde, onde passará por diagnóstico e receberá o tratamento adequado. Em caso de formação de bolhas, não se deve furá-la. Além disso, não se deve tentar descolar tecidos grudados na pele queimada.

Maria José Barros também destaca: “cada grau de queimadura requer um tratamento específico. Toda queimadura deve ser analisada em uma unidade de saúde para que o paciente possa receber o tratamento adequado para o seu caso”, frisa a docente, que integra o Ecossistema Ânima.

Graus

As queimaduras podem ser divididas em três tipos: 1º grau, acomete apenas a camada mais superficial da pele, com vermelhidão e dor leve ou moderada; 2º grau, provocam danos mais profundos na pele, com formação de bolhas e dor mais intensa; 3º grau, forma mais grave das queimaduras, acometendo a derme mais profunda, onde há terminações nervosas e possibilidade de formação de crosta e cicatrizes.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram