Vereadores do União Brasil: Zé Curuca, José Carneiro e Galeguinho SPA | Foto: Reprodução
Vereadores do União Brasil: Zé Curuca, José Carneiro e Galeguinho SPA | Foto: Reprodução

A decisão de colocar o empresário Zé Chico como presidente do União Brasil em Feira de Santana pegou de surpresa todos os sete vereadores do partido na Casa. Na sessão desta terça-feira (28), um dia após o anúncio oficial, os parlamentares criticaram duramente a forma como o pré-candidato ao cargo de deputado federal foi conduzido à cadeira de presidente.

Zé Curuca, vereador de Feira de Santana pelo União Brasil | Foto: reprodução / Câmara de vereadores

“Nós, vereadores, temos que ser mais respeitados, principalmente pelo União Brasil. Sou contra a forma que as coisas foram conduzidas. O presidente da Câmara, que também é do União Brasil, foi consultado? Não, e eu também não fui. Acho que nenhum vereador da União Brasil foi consultado. Porque primeiro ele tinha que fazer uma reunião com a gente pra ver se nós aceitávamos. Foi uma desfeita o que fizeram com a gente e eu não aceito isso”, disse o vereador Zé Curuca (União Brasil).

Erro de cálculo

A nomeação de Zé Chico, que assume o lugar que era ocupado por Mário Borges, chefe de gabinete do prefeito José Ronaldo de Carvalho (União Brasil), é vista como um movimento estratégico para fortalecer o nome dele nas eleições de 2026. Mas, no momento, a estratégia parece estar provocando um efeito reverso. Segundo apuração da reportagem do Acorda Cidade, nenhum dos sete vereadores da União Brasil pretende apoiar Zé Chico no próximo pleito.

Vereador José Carneiro na Câmara Municipal de Vereadores
Foto: Paulo José

“Eu acho que Zé Chico tem todos os requisitos para assumir a presidência do União Brasil. Confesso que gosto muito de Zé Chico, acho uma pessoa extremamente preparada e competente para assumir. Agora, a executiva do partido deveria ter tido a hombridade de informar os vereadores, apenas por uma questão de ética, por uma questão de elegância”, disse o vereador José Carneiro (União Brasil), líder do partido na Câmara.

Quem mandou?

Outro membro do União Brasil que externou desconforto em relação à forma como Zé Chico assumiu a presidência do partido em Feira de Santana foi o vereador Galeguinho SPA. O parlamentar demonstrou interesse em saber de onde partiu a sugestão da substituição.

Vereador Galeguinho SPA
Vereador Galeguinho SPA | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Sabemos que, de fato, veio de cima para baixo uma decisão dessa. O nosso líder maior é o prefeito Zé Ronaldo, então provavelmente isso foi uma ordem dele, passou pelo aval dele, e às vezes a gente tem que questionar quem realmente decidiu isso, porque Zé Chico, de forma alguma, chegou lá e tomou a presidência por conta própria. Alguém indicou. Nós temos que nos posicionar, temos que nos valorizar mais. E tem um ditado que eu sempre digo: quem se abaixa demais… o restante vocês sabem”, concluiu o vereador Galeguinho SPA (União Brasil).

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão do jornalista Gabriel Gonçalves

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.