Vereadores denunciam tráfico de drogas na zona rural

A facilidade para a distribuição e uso de drogas em localidades da zona rural de Feira de Santana foi o tema de debates na Câmara Municipal de Feira de Santana.

A facilidade para a distribuição e uso de drogas em localidades da zona rural de Feira de Santana foi o tema de grande parte dos debates na Câmara Municipal de Feira de Santana, na sesão desta quarta-feira (21). De acordo com os vereadores, a situação é preocupante em todos os distritos, mas é ainda mais grave em Humildes e Maria Quitéria. Foi sugerida a criação de um sistema de denúncia 0800, para que a comunidade possa acionar a polícia.

O primeiro a tratar do assunto na tribuna foi o vereador Reinaldo Miranda (Ronny). Ele disse que foi procurado por comerciantes da sede do distrito de Maria Quitéria e de povoados, que demonstraram preocupação com  o alto índice de consumo, que é feito abertamente, em plena luz do dia.  "Estou aqui fazendo um alerta, porque os comerciantes e moradores não tem coragem de denunciar", disse.

Ronny apelou para o comando da PM e a coordenadoria de Polícia Civil. "É preciso uma ação conjunta para coibir a distribuição de drogas", afirmou o vereador, sugerindo o serviço de telefone 0800, um canal exclusivo onde as pessoas possam encaminhar denúncias sem medo de represálias. Ele acredita que esse mecanismo vai ajudar o trabalho policial.

Uma das principais questões relativa a drogas em Maria Quitéria, de acordo com o vereador Marialvo Barreto (PT), é a facilidade que uma entidade de recuperação proporciona na saída e entrada dos internos. "Eles saem, usam drogas e voltam", disse o vereador. Na maioria das vezes os traficantes são meninos da comunidade, que todo mundo conhece", observou o vereador.

A situação é ainda mais crítica no distrito de Humildes, principalmente mno trecho entre as localidades de Fulô e Doutor, "onde os pontos de venda funcionam abertamente". Além dos pontos de comercialização de drogas, Marialvo alertou para a concentração de marginais nas localidades para fazer assaltos. "Os moradores de bem ficam indefesos", disse, lembrando que  o repasse é feito próximo a bares e questionou se não há conivência dos donos dos estabelecimentos. "A polícia precisa apurar se eles estão no esquema", advertiu.

Segundo os vereadores, na Matinha também é alto o índice de venda e uso de droga, assim como nas localidades de Candeal 1 e 2.  "O crack desgraçou o Candeal", disparou Marialvo Barreto. O vereador Luiz Augusto de Jesus (DEM) também se pronunciou sobre o assunto
e afirmou que "o distrito de Jaíba também está perdido".

Madalena de Jesus, com informações do repórter Ney Silva.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários