
A vereadora Lu de Rony (PV) utilizou a tribuna da Câmara Municipal na manhã desta terça-feira (19) para chamar atenção para a necessidade de fortalecimento da Lei Maria da Penha por meio de políticas públicas mais eficazes.
Durante sua fala, a parlamentar citou dados divulgados pelo Acorda Cidade, com base em informações da Defensoria Pública, que revelam um aumento superior a 50% nos casos de violência contra a mulher em Feira de Santana. Somente nos primeiros sete meses de 2024, 3.411 mulheres buscaram ajuda, e 1.143 medidas protetivas de urgência já foram solicitadas.
“Esses números são alarmantes. A Lei Maria da Penha é fundamental, mas não basta existir. Precisamos investir em educação e prevenção, porque muitas mulheres silenciam por medo e outras permanecem em relacionamentos abusivos por não terem para onde ir”, afirmou a vereadora.
Lu de Rony reforçou que a legislação precisa vir acompanhada de políticas públicas que garantam repressão e proteção mais efetiva às vítimas. Ela citou ainda o caso recente ocorrido em Ilhéus, onde três mulheres, mãe, filha e vizinha foram brutalmente assassinadas, como exemplo da urgência em fortalecer os mecanismos de enfrentamento à violência de gênero.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Leia também: Atendimentos a mulheres vítimas de violência crescem mais de 50% em 2025, aponta Defensoria
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.