Eleições 2012
Twitaço mobiliza candidatos para a sustentabilidade
Em Salvador, apenas o prefeiturável ACM Neto (DEM) assinou, por enquanto a carta de compromisso. Em Feira de Santana, até o momento, nenhum candidato assinou.
Acorda Cidade
O programa Cidades Sustentáveis, iniciativa nascida em São Paulo, realiza nesta sexta, às 14h, um twitaço – mobilização de internautas por meio do twitter – para divulgar a campanha "Eu Voto Sustentável". A iniciativa pretende engajar eleitores e chamar a atenção de candidatos ao pleito municipal para adotarem medidas mais sustentáveis durante suas gestões.
De acordo com a assessoria do programa, até o momento, 527 candidatos, em todo o Brasil, firmaram compromisso com o programa. Na Bahia, 14 garantiram presença (veja lista abaixo). Em Salvador, apenas o prefeiturável ACM Neto (DEM) assinou, por enquanto a carta de compromisso. Em Feira de Santana, até o momento, nenhum candidato assinou.
De acordo com Syntia Alves, coordenadora das redes sociais do programa, o objetivo da mobilização é chamar a atenção da população. "Queremos que a sociedade civil esteja engajada, pois o projeto só vai existir se despertar interesse", afirma.
Segundo Moisés Costa, consultor de comunicação digital e mídias sociais da agência QuantaGente, o uso do twitter facilita a divulgação. "É uma ferramenta aberta. Quanto mais se fala, mais pessoas vão ser alcançadas", afirma o especialista.
Mudança de modelo – Iniciativa de uma rede de organizações da sociedade civil, o programa Cidades Sustentáveis pretende sensibilizar os eleitores a escolher a sustentabilidade como critério de voto e os candidatos a mudarem o modelo de desenvolvimento urbano.
Segundo Syntia Alves, as ferramentas necessárias para isso estão fundamentadas em 12 eixos, presentes no documento proposto para os candidatos, que abrange temas como cultura, mobilidade e ecologia.
A assessoria do candidato ACM Neto (DEM), único em Salvador que assinou o documento até o momento, revelou que a sustentabilidade é uma das suas prioridades.
Os responsáveis pela campanha do candidato a prefeito pelo PT, Nelson Pelegrino, afirmaram desconhecer o projeto, mas resaltaram que o programa do deputado federal é focado no desenvolvimento sustentável. A mesma afirmação foi apresentada pela equipe do candidato do PSOL, Hamilton Assis .
O candidato Márcio Marinho (PRB) afirmou que a plataforma é uma iniciativa louvável, e será implementada na sua gestão. A equipe de Mário Kertész (PMDB), revelou que o documento agrada e poderá ser aderido pelo candidato. A TARDE não conseguiu falar com a assessoria de Da Luz (PRTB) até o fechamento desta matéria.
Baianos que assinaram a carta do programa Cidades Sustentáveis
Camaçari – Luis Mauricio B. Batista Partido Trabalhista Nacional – PTN
Ilhéus – Acácia Gomes Pinho Partido Democrático Trabalhista – PDT
Ilhéus – Carmelita Angela Souza Oliveira Partido dos Trabalhadores – PT
Ilhéus – Claudevane Moreira Leite Partido Republicano Brasileiro – PRB
Ilhéus – Gilmar Bomfim Partido Verde
Ilhéus – Israel Nunes Silva Partido Comunista do Brasil – PCdoB
Ilhéus – Jabes Sousa Ribeiro Partido Progressista – PP
Ilhéus – Jorge Luis Santos Partido Socialismo e Liberdade – PSOL
Ilhéus – Marcos Flávio Rhem da Silva Partido Popular Socialista – PPS
Ilhéus – Ruy Carlos Carvalho Santos Partido Republicano Brasileiro – PR
Ilhéus – Wenceslau Augusto dos Santos Junior Partido Comunista do Brasil – PCdoB
Ilhéus – Carlos Frederico Rocha Partido Republicano Brasileiro – PRB
Juazeiro – Paulo José de Oliveira Partido Socialismo e Liberdade – PSO
Salvador – Antonio Carlos Magalhães Neto – DEM
As informações são do A Tarde
Assuntos