Com mais de 73 % dos votos, o dirigente Tássio Brito foi eleito o novo presidente do PT Bahia nesta segunda-feira (07), após a realização do Processo de Eleição Direta (PED), que ocorreu no domingo (06) em todo o Brasil. Tássio assume oficialmente a presidência da legenda em setembro, quando termina o mandato de seis anos do atual dirigente, Éden Valadares. Na Executiva Estadual do dia 11 de julho será divulgada a contabilização dos percentuais das chapas ao Diretório Estadual.
Na sede do PT, o presidente eleito agradeceu a todo apoio da militância, das lideranças políticas, às 10 correntes políticas que se uniram em torno do seu nome, dos movimentos sociais e de todos aqueles que acreditaram na sua candidatura, além dos outros candidatos. Jonas Paulo e Elen Coutinho, Gabriel Cavalcante, Rodrigo Riela e Rdrigo Pereira. Tássio Brito também agradeceu ao atual presidente Éden Valadares e ao senador Jaques Wagner, que o apoiou.
Estiveram presentes no anúncio os secretários de Estado Rowenna Brito e Osni Cardoso e os deputados federais Valmir Assunção e Jorge Solla.
“O nosso desafio é muito grande de estar perto e conectado com cada cidade do PT na Bahia. Eu sei todos os lugares que percorri, sei tudo que falei, sei o olhar de vocês para mim, a esperança que vocês depositaram nessa nossa candidatura, sei a responsabilidade que é dirigir esse partido, que não é simplesmente uma sigla. Esse partido é um instrumento que organiza o sonho dos trabalhadores e das trabalhadoras e essa será a tarefa mais honrosa que já tive na minha vida, na política e eu vou me dedicar dia e noite a cumpri-la da melhor forma possível“, disse Tássio Brito, ao reafirmar a importância das reeleições do governador Jerônimo Rodrigues e do presidente Lula.
O presidente Éden Valadares, por sua vez, parabenizou a todos pela maior eleição do PED do PT Bahia, com mais de 40 mil filiados que participaram do processo eleitoral, e desejou muito boa sorte a Tássio no novo desafio.
“Que partido no Brasil faz um processo de mobilização de toda a sua base de filiados para eleger diretamente suas direções municipais, estaduais e nacional? Somente o PT. Devemos isso à força da nossa militância. Depois de dois dias aqui de intenso trabalho da nossa Comissão Organizadora Eleitoral, apuramos os votos na Bahia toda: uma votação recorde“, festejou.
Secretário de Organização do Diretório Estadual, Osmar Galdino destacou o empenho de todos os petistas que fizeram do PED 2025 um processo histórico da legenda no estado.
“Primeiro, parabenizar todos os dirigentes municipais que mobilizaram esse grande PED, que foram às urnas, democraticamente, fazer essa grande festa do processo interno de eleição direta do Partido dos Trabalhadores da Bahia“, disse Jojó, que acrescentou: Vamos continuar governando o Brasil e a Bahia melhorando a vida de cada povo aqui no estado e no país. Viva o Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras! “.
Biografia – Tássio Brito é um jovem negro cuja trajetória reflete a força do PT em cada canto da Bahia. No movimento estudantil, foi dirigente da União Nacional das e dos Estudantes, com uma atuação marcante junto ao MST. Sua militância e modelo de gestão o conduziram à direção da Juventude do PT e, posteriormente, à posição de Dirigente Estadual do PT Bahia. Tássio coordenou, junto com outros petistas, a campanha vitoriosa de Jerônimo Rodrigues e mantém forte articulação com todas as esferas do partido e das lutas populares. Sua biografia sintetiza renovação com experiência, militância de base com capacidade política, mostrando o caminho para um PT mais unido e transformador.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram