Ney Silva
Reunidos na manhã de hoje (12), numa sessão especial da Câmara Municipal de Feira de Santana, com a participação de vereadores, uma representante do Derba, o presidente da Associação Comercial Armando Sampaio e o deputado estadual José Neto, foi discutida a reestruturação do aeroporto João Durval Carneiro.
O vereador Justiniano França autor do requerimento da sessão especial informou que o objetivo de toda essa discussão é fazer com que a cidade possa ter de volta seu grande aeroporto.Ele lembra que em Salvador a construção da segunda pista do aeroporto Luiz Eduardo Magalhães vem se tornando inviável por conta de avaliação de ambientalistas que dizem que o projeto causaria danos ao meio ambiente.
Durante a discussão da proposta o vereador Marialvo Barreto do PT disse que é necessário se fazer um estudo técnico para que o aeroporto venha ser reestruturado.Para isso tem que se elaborar um plano diretor.Ele destacou o aeroporto de João Pessoa que funciona muito bem. " Feira tem uma pista que pode se ampliada e um clima bom para aviação", afirmou.
O vereador Angelo Almeida informou que a dez anos já alertava que a cidade precisava ter seu aeroporto reestruturado.Ele disse que o aeroporto de Salvador está estrangulado principalmente devido o gargalo por causa do aumento da renda do povo brasileiro e o crescimento da demanda." O aeroporto de Feira de Santana pode ser viável para atender a demanda de passageiros", afirmou.
Segundo Angelo Almeida o aeroporto Luiz Eduardo Magalhães pode deixar de ser um aeroporto internacional a partir de 2012 se não for construída uma nova pista. Ele fez um apelo para que o prefeito Tarcizio Pimenta faça um projeto de viabilidade técnica para que Feira de Santana possa ter seu aeroporto funcionando plenamente.
O secretário de Desenvolvimento Econômico Magno Felzemburg que representou o prefeito Tarcizio Pimenta acha que se o aeroporto não for reestruturado Feira de Santana não deveria se inscrever para ser sub-sede da Copa do Mundo de 2014." Essa cobrança é justa principalmente porque hoje a cidade tem o ex-deputado federal Colbert Martins como secretário nacional de turismo.
O presidente da Associação Comercial de Feira de Santana Armando Sampaio, disse que a cidade precisa mesmo de um aeroporto. Ele ressalta que é necessário se fazer um estudo de demanda.Informou que no interor da Bahia a empresa Sinarte já administra aeroportos e acrescentou que é um dos interessados que o aeroporto seja viável até porque é empresário do setor de turismo.
Na opinião do ex-vereador Genezio Serafim a cidade precisa reestruturar seu aeroporto. Ele destacou que Petrolina em Pernambuco com cerca de 300 mil habitantes tem um aeroporto internacional. " Feira de Santana tem passageiros sim. Porque as pessoas tem que ir para Salvador?", questiona. Ele acredita que é necessário uma mobilização geral da imprensa, população, entidades e políticos para pressionar o governo do estado a investir no aeroporto.
O vereador Roberto Tourinho lamentou o fato do secretário de planejamento Zezeu Ribeiro ter informado que a reforma do aeroporto não é prioridade para o governo do estado.Ele disse que quando o governador Jaques Wagner se reelegeu renovou-se a esperança de que a reforma do aeroporto pudesse acontecer. " Tomamos como uma ducha de água pedrificada o anuncio do secretário", afirmou