Política

Quatro candidatos ao governo da Bahia arrecadaram quase R$ 4 mi

Outros dois candidatos entregaram prestação de contas sem registros. Primeira parcial foi divulgada pela Justiça Eleitoral na quarta-feira (6).

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Acorda Cidade

Dos seis candidatos ao governo do estado da Bahia, quatro registraram receitas e despesas até o dia 2 de agosto, prazo final para entrega das declarações. A primeira parcial da prestação de contas dos candidatos que concorrem às eleições 2014 foi divulgada na quarta-feira (6) pela Justiça Eleitoral. Entre os postulantes ao Senado, quatro, dos seis, registraram receitas e despesas.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), quando não há nenhum resultado encontrado para a pesquisa do candidato referente ao registro de receitas e despesas, significa que o postulante ao cargo específico fez a prestação de contas, mas não teve nenhuma movimentação financeira no prazo estipulado. Essa situação foi registrada com os candidatos ao governo Marcos Mendes (PSOL) e Da Luz (PRTB), e outros dois candidatos ao senado, Adson Miranda (PEN) e Idalba Marins (PEN).

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a segunda parcial deve ser entregue entre 28 de agosto e 2 de setembro, com previsão de divulgação para o dia 6 de setembro. Após esta etapa, resta apenas a prestação final, que ocorre após as eleições.

Os candidatos ao governo Lídice da Mata (PSB), Paulo Souto (DEM), Renata Mallet (PSTU) e Rui Costa (PT), arrecadaram, juntos quase R$ 4 milhões, de acordo com a declaração feita à Justiça Eleitoral. Os gastos dos candidatos, até a entrega da prestação de contas parcial, chegaram a pouco mais de R$ 2 milhões. Em relação aos candidatos ao Senado Eliana Calmon (PSB), Geddel Vieira Lima (PMDB), Hamilton Assis (PSOL) e Otto Alencar (PSD) declararam ter arrecadado, juntos, cerca de R$ 1 milhão, e os gastos correspondem a aproximadamente o mesmo valor. Confira os principais doadores e as principais despesas dos candidatos:

Lídice da Mata (PSB)
A candidata declarou à Justiça Eleitoral que arrecadou R$ 1.402.000 até a entrega da primeira parcial. Deste montante, R$ 500 mil são provenientes de doações da empresa JBS S.A. feita à Direção Nacional do PSB, que direcionou os recursos à campanha de Lídice. Essa mesma empresa fez doações à Direção Estadual do partido, que direcionou mais R$ 552 mil para a campanha.

Os outros doadores foram Carlos Seabra Suarez e Maria Paula Lanat Suarez, que enviaram R$ 150 mil cada. Esses recursos também foram enviados à Direção Estadual do PSB. A campanha da candidata também recebeu R$ 50 mil de pessoa física.

Lídice declarou ter gasto R$ 868.679,44. Dentre as despesas, as mais expressivas foram com produção de programas de rádio, televisão ou vídeo, no valor de R$ 360 mil; produção de jingles, vinhetas e slogans, no valor de R$ 150 mil; e com serviços prestados por terceiros, no valor de R$ 100 mil. Com publicidade por placas, estandartes e faixas foram gastos R$ 20 mil, R$ 42.700 com publicidade por carros de som e a preparação de campanha e instalações de comitês custaram R$ 90.070,76. Doações financeiras a outros candidatos, comitês financeiros ou partidos somaram R$ 53 mil.

Paulo Souto (DEM)
O candidato declarou à Justiça Eleitoral que arrecadou R$ 1.550.000 até a entrega da primeira parcial. Deste montante, R$ 1.500.000 são provenientes de doações da Direção Nacional do DEM. A outra doação no valor de R$ 50 mil é proveniente da empresa SoloBahia Engenharia e Tecnologia Ltda – EPP.

Paulo Souto declarou ter gasto o valor de R$ 480.870,21. Dentre as despesas, R$ 300 mil foram gastos com doações financeiras a outros candidatos, comitês financeiros ou partidos. Com publicidade por materiais impressos, o gasto foi de R$ 41.250. A despesa no valor de R$ 41.519,06 foi gasta com combustíveis e lubrificantes. Já com locação e cessão de bens móveis o valor foi de R$ 12.270. Despesas com transporte ou deslocamento somaram R$ 22.680 e R$ 51.341 foram gastos com alimentação. Despesas com serviços prestados por terceiros chegaram a R$ 5.400.

Renata Mallet (PSTU)
A candidata declarou à Justiça Eleitoral que arrecadou R$ 22.097,23 até a entrega da primeira parcial. Deste montante, R$ 8.230,77 são provenientes de doações da Direção Estadual do PSTU, que direcionou os recursos à campanha de Renata Mallet.
As outras doações são oriundas de pessoas físicas e somam R$ 13.866,46.
Mallet declarou ter gasto o mesmo valor arrecadado na campanha, R$ 22.097,23. Todas as despesas são referentes à baixa de recursos estimáveis em dinheiro.

Rui Costa (PT)
O candidato declarou à Justiça Eleitoral que arrecadou R$ 1.010.000 até a entrega da primeira parcial. Deste montante, R$ 750 mil são provenientes de doações da Direção Estadual do PT.

Os outros doadores foram a SVC Construções Ltda e Tescon Engenharia Ltda, que enviaram R$ 100 mil cada. A campanha do candidato também recebeu R$ 60 mil da empresa Patrol Construções Ltda.

Rui Costa declarou ter gasto R$ 786.521,88. Dentre as despesas, as mais expressivas foram com locação e cessão de bens móveis, no valor de R$ 500 mil, e produção de programas de rádio, televisão ou vídeo, no valor de R$ 123.670 mil. Também foram gastos R$ 95 mil com alimentação, R$ 26.380 com publicidade por placas, estandartes e faixas, R$ 17.100 com despesas referentes a transporte ou deslocamento, R$ 17 mil com publicidade por carros de som e R$ 6.950 com eventos de promoção da candidatura.

Senado

Eliana Calmon (PSB)

A candidata declarou à Justiça Eleitoral que arrecadou R$ 300.159,58 mil até a entrega da primeira parcial. O montante é proveniente das doações da empresa Advocacia Adilson Ribeiro-ME, no valor de R$ 250 mil, e da candidata ao governo do estado, Lídice da Mata, no valor de R$ 50 mil. O valor de R$ 159,58 foi adquirido por rendimentos de aplicações financeiras.

Eliana Calmon declarou ter gasto R$ 455.033,51, valor maior do que o arrecadado. Deste total, R$ 324 mil foram gastos com serviços prestados por terceiros, R$ 51.412 com publicidade por materiais impressos, R$ 50 mil foram baixas de recursos estimáveis em dinheiro, R$ 16.197,78 com publicidade por placas, estandartes e faixas, R$ 6.676,16 com locação ou cessão de bens imóveis, R$ 2.649.57 com combustíveis e lubrificantes e R$ 3.450,57 com preparação de campanha e instalação física de comitês de campanha. O restante foi gasto com taxas bancárias.

Geddel Vieira Lima (PMDB)

O candidato declarou à Justiça Eleitoral que arrecadou R$ 566 mil até a entrega da primeira parcial. O montante é proveniente da doação de R$ 500 mil da empresa JBS S.A. feita à Direção Estadual do PMDB, que direcionou os recursos para a campanha de Geddel. Os outros R$ 66 mil arrecadados foram doados por Afrísio de Souza Vieira Lima e o próprio candidato, sendo R$ 33 mil de cada.

Geddel declarou ter gasto R$ 207.399,65. Deste total, R$ 60 mil foram gastos com serviços prestados por terceiros, R$ 40 mil com publicidade por placas, estandartes e faixas, R$ 20 mil com criação e inclusão de páginas na internet, R$ 13.750 com publicidade por materiais impressos, R$ 4 mil com produção de jingles, vinhetas e slogans, e R$ 3.145 com combustíveis e lubrificantes. Outros R$ 66 mil foram referentes à baixa de recursos estimáveis em dinheiro. O restante foi gasto com taxas bancárias.

Hamilton Assis (PSOL)

O candidato declarou à Justiça Eleitoral que arrecadou R$ 2 mil até a entrega da primeira parcial. O montante é proveniente da doação única de Cesar de Oliveira Carneiro. Hamilton Assis declarou ter gasto R$ 1.500 com produção de jingles, vinhetas e slogans, e o restante com taxas bancárias.

Otto Alencar (PSD)

O candidato declarou à Justiça Eleitoral que arrecadou R$ 141 mil até a entrega da primeira parcial. O montante é proveniente da doação de R$ 50 mil da empresa Top Engenharia Ltda, R$ 14 mil da Corvet Comercial de Produtos Veterinarios Ltda e R$ 20 mil da Multimagem Ltda. Os outros R$ 57 mil arrecadados foram doados por Marcelo Pires Brandão, no valor de R$ 27 mil, e R$ 30 mil foram doados pelo próprio candidato.

Alencar declarou ter gasto R$ 351.100. Deste total, R$ 262.800 mil foram gastos com publicidade por placas, estandartes e faixas e R$ 83.300 mil com publicidade por materiais impressos.

Veja a declaração completa de todos os candidatos.

Fonte: G1.