Política

Polêmica: Ao invés de aumentar, Câmara Municipal pode reduzir número de vereadores

O vereador Justiniano França (DEM) decidiu apresentar uma proposta adversa da dos seus colegas. Ao invés de aumentar o número de 21 para 23 ou 25, ele propôs alterar a LOM para reduzir de 21 para 19 parlamentares.

Ney Silva

Duas propostas de alteração da Lei Orgânica do Município (LOM) que prevê alteração no número de vereadores está gerando polêmica namara Municipal de Feira de Santana. Os dois projetos são de autoria dos vereadores Reinaldo Miranda (Ronny)  e José Carneiro. O primeiro defende que o parlamento feirense passe de 21 para 25 vereadores e o segundo de 21 para 23 vereadores.

Ronny, disse que decidiu retirar a proposta dele porque a comunidade não entendeu que essa alteração não vai causar mais gastos para o Poder Legislativo. José Carneiro informou que vai manter o projeto.

O vereador Justiniano França (DEM) decidiu apresentar uma proposta adversa da dos seus colegas. Ao invés de aumentar o número de 21 para 23 ou 25, ele propôs alterar a LOM para reduzir de 21 para 19 parlamentares.

O Líder do governo Mauricio Carvalho, em pronunciamento, não se mostrou favorável á redução. "Não adianta aumentar número e perder qualidade", afirmou. Ele acha que é preciso se discutir com muita tranquilidade essa questão por entender que qualquer mudança que venha ocorrer vai significar o futuro damara Municipal.

Os dois projetos de alteração da Lei Orgânica estão na pauta do dia, mas não serão votados. O projeto 076/11 de José Carneiro está sendo retirado porque ele deixou a sessão para uma reunião em que decidirá se sairá do PDT e em que partido se filiará.O projeto 078/11 de Reinaldo Miranda está sendo retirado de pauta a pedido do autor.

Depois de toda discussão sobre os dois projetos, Justinianmo França  informou que  o  ideal seria 19 vereadores, mas por conta da representatividade o correto é manter os 21.