Feira de Santana

Morre aos 70 anos, o ex-vereador feirense Hosannah de Figueiredo Leite

Contador e professor universitário, Hosannah foi eleito vereador em 1988 (11ª Legislatura), pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).

Andrea Trindade

O ex-vereador feirense, Hosannah Leite de Figueiredo, 70 anos, morreu na manhã deste domingo (14), no Hospital São Rafael, em Salvador, onde estava internado desde janeiro quando passou por duas cirurgias.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O corpo está sendo velado no Paço Maria Quitéria, sede da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, e o sepultamento está previsto para ás 11h desta segunda-feira (15), no cemitério Jardim Celestial, no bairro Sim.

Bacharel em Ciências Econômicas e professor universitário, Hosannah foi eleito vereador em 1988 (11ª Legislatura), pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Foi superintendente do Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (Iapas), órgão vinculado ao Ministério da Previdência no Governo Jose Sarney, superintendente do Centro de Abastecimento, quando o órgão era uma autarquia, dirigente partidário dos partidos: PPS/PMDB/PPS/MDB e PSB, diretor da Secretaria de Ciência e Tecnologia em 2009 e professor da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC).

Hosannah foi também secretário de Governo do ex-prefeito José Falcão da Silva em 1997; secretário de Obras no governo do ex-prefeito Colbert Martins da Silva nos anos de 1977 a 1983 e secretário de Expansão Econômica no governo João Durval/ José Raimundo no período de 1993 a 1997.

Vereador Ronny Miranda (Foto: CMFS)

A Câmara Municipal de Feira de Santana enviou uma nota lamentando a morte do ex-vereador. O verador Reinaldo Miranda Vieira Filho (Ronny), presidente da Câmara, também lamentou a morte de Hosannah. "Tive o privilégio de desfrutar do convívio pessoal deste grande homem. Hosannah Leite deixa muitos ensinamentos, um grande exemplo de amor por Feira de Santana e muita saudade.

Secretário Roberto Tourinho (Foto: Ed Santos/Acorda Cidade)

O secretário municipal do Meio Ambiente, Roberto Tourinho, destacou o comprometimento do ex-vereador na política. “Tive a oportunidade de ser vereador com Hosannah Leite. Na Câmara fizemos parte durante quatro anos da Comissão de Justiça e Redação Final, onde tivemos a oportunidade de elaborar a Lei Orgânica do Município de Feira de Santana, e depois fomos secretários no Governo José Falcão. Foi um grande companheiro, um homem de muita dedicação e com convicções políticas muito fortes e claras. O legado que ele deixa é sua demonstração de amor pela cidade de Feira de Santana e compromisso com a vida pública. Estamos bastante sentidos com o passamento do nosso amigo”, declarou.

Celso Pereira (Foto: Ed Santos/Acorda Cidade)

O advogado Celso Pereira disse que Hosannah vai deixar uma lacuna muito grande. “Minha geração perde mais um cidadão que acreditou e lutou pelos seus ideais até o fim de sua vida enfrentando tudo, até dificuldades, mas crendo no que ele pensava em construir. Construir uma sociedade mais justa, igualitária e onde os homens pudessem ser acima de tudo fraternos. Ele foi militante de partido a vida inteira e acreditava que era o instrumento que a sociedade tinha para se organizar e melhorar a vida do povo. Estivemos juntos no Partido Comunista Brasileiro, na década de 60, durante toda a Ditadura Militar, depois no PMDB, posteriormente nos encontramos em outras batalhas e, por último, estávamos juntos no PSB. Ele era um homem preocupado com as coisas de seu tempo e de sua gente e tinha uma marca muito grande: Lealdade e autenticidade entre o que pensava e o que fazia”, destacou Celso Pereira.

Em meados dos anos 60, conforme informações da Secretaria Municipal de Comunicação, ele também atuou no meio artístico participando como ator nas peças "A Revolução dos Beatos", de Dias Gomes, dirigida por Nemésio Garcia, e em "O Patinho Preto", de Walter Quaglia, com direção de Antonio Miranda; bem como no coro de "Só o Faraó Tem Alma", de Silveira Sampaio, direção de Raymundo Pinto, todos em 1967.

Hosannah, pai de Hosannah Leite Filho, deixa viúva France Rodrigues Figueiredo, com quem teve duas filhas: Thais France e Thiaine France. 

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.