Eleições 2012
Lula pede voto contra petista em Juazeiro
Lula não pediu votos para o candidato petista, o ex-prefeito Joseph Bandeira (PT), como seria de se esperar, mas para seu principal adversário, o atual prefeito Isaac Carvalho (PCdoB).
Acorda Cidade
Depois de participar de comícios a favor do PT em Salvador e Feira de Santana, semana passada, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a participar mais ativamente da política na Bahia. Na segunda-feira, 17, Lula apareceu pela primeira vez para pedir votos na propaganda eleitoral de Juazeiro, no extremo norte baiano, na divisa com Pernambuco.
Lula não pediu votos para o candidato petista, o ex-prefeito Joseph Bandeira (PT), como seria de se esperar, mas para seu principal adversário, o atual prefeito Isaac Carvalho (PCdoB). Bandeira lidera uma coligação de nove partidos, aparece em empate técnico com Carvalho nas pesquisas de intenção de votos realizadas na cidade, mas luta contra a própria legenda e desafia a Justiça Eleitoral para manter a candidatura.
Sem estrela vermelha – No dia 11, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) indeferiu o registro da chapa majoritária da coligação e, no início da semana, o juiz Valécius Passos Beserra acolheu pedido da direção estadual do PT, tirando de Bandeira o direito de usar a estrela vermelha do partido e imagens de Lula na propaganda eleitoral.
Bandeira lançou a candidatura à revelia da direção estadual do PT, que optou por apoiar Carvalho – o vice da chapa do comunista é o petista Francisco de Assis. Por causa da desobediência, Bandeira foi suspenso por 60 dias, no início de agosto, da legenda.
A ex-presidente do PT na cidade, Lucimeire Pinheiro – candidata a vice na chapa -, também foi afastada. De acordo com Bandeira, apesar das dificuldades, a candidatura não vai ser retirada. Ele recorreu da decisão do TRE ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), disse que a posição do PT baiano é "molecagem" e que entrou na disputa para combater "o pior prefeito da história" de Juazeiro.
"Só não serei candidato se Deus ou o povo não quiser", diz. O presidente estadual do PT, Jonas Paulo, acusa Bandeira de "megalomania" e diz confiar que a candidatura dele será impugnada. As informações são do A Tarde.
Assuntos