DEFESA

Lula defende Tiririca e diz que exigir prova é desrespeito ao eleitor

Para presidente, justiça eleitoral deveria ter apontado falha antes da eleição.

Acorda Cidade

Depois de votar em São Bernardo do Campo, no ABC, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu o deputado federal eleito Francisco Everardo Oliveira Silva, o humorista Tiririca, que foi eleito com 1,3 milhão de votos, mas responde a uma ação na Justiça Eleitoral para provar sua declaração de escolaridade. Para o presidente, 'Tiririca é a cara da sociedade' e a Justiça Eleitoral deveria ter apontado a falha antes de ele ser candidato.

"O Tiririca é a cara da sociedade. Acho uma cretinice o que estão tentando fazer com o Tiririca. Estão desrespeitando 1,5 milhão de pessoas que votaram nele. Então, que não deixassem ele ser candidato. Acho que tem de fazer prova é quem está pedindo para ele fazer prova", disse Lula. Sobre o impasse em torno da lei da Ficha Limpa, o presidente afirmou que é um erro dos políticos permitir que a questão política seja resolvida no Judiciário.

 "Todo mundo sabe das críticas que eu tenho feito à legislação elaborada no Congresso Nacional, que devia deixar o mínimo para resolver no Judiciário. Acho que a Ficha Limpa tem um problema que nem a Suprema Corte está coesa. Acho que os senadores de deputados tem uma parcela de responsabilidade nisso", afirmou. As informações são do G1.