Política

Jornalista defende renovação nos quadros da política brasileira

Levi Vasconcelos afirma que base governista e oposicionista estão desmoralizadas e Lula está no 'bolo'.

Orisa Gomes

“O Brasil precisa renovar seus quadros. O Brasil precisa construir uma nova era”. A resposta enfática foi dada pelo jornalista e colunista político Leví Vasconcelos, ao ser questionado pela também jornalista Lineia Fernandes sobre possível candidatura de Lula a Presidência da República, em 2018. A entrevista especial para o Acorda Cidade foi realizada durante apresentação do Projeto A Tarde Educação, ontem (3), em Salvador.

O autor da coluna Tempo Presente, do A tarde, afirma que a questão é que a base governista e a oposicionista estão desmoralizadas e Lula está no “bolo”. Segundo Levi, os 30% dos votos que o ex-presidente aparece em pesquisas é o que o PT sempre teve historicamente. Para quem foi presidente da República durante oito anos é pouco, opina, mas serve para satisfazer as expectativas do PT. Ainda assim, Lévi não crê que Lula seja a solução para o Brasil. “O ideal seria que construíssemos uma nova ordem, mas está faltando atores para integrar esse novo tempo e acho que tão cedo não vai haver”, lamenta.

Poder de articulação de Temer X Poder de articulação de Dilma

O presidente Michel Temer soube administrar a crise melhor que a ex-presidente Dilma Rousseff? De acordo com Levi Vasconcelos, sem dúvida! O jornalista lembra que Temer passou 30 anos no Congresso Nacional e “sabe mexer com aquela máquina como ninguém”. Embora não tenha popularidade nem carisma, o presidente tem o trânsito que ele amealhou no Congresso e “sabe como as pedras se mexem, como as pedras dormem”.

Nas atuais circunstâncias, Levi considera uma grande vitória Temer ter conseguido arquivamento do processo contra ele, votado no Congresso esta semana. Já Dilma, segundo o analista político, não sabe fazer o jogo da política.

Crise econômica

Sobre o Brasil sair da crise ainda no governo Michel Temer, Levi acredita ser muito difícil já que o país está sendo comandado por um presidente acuado. “E vem outras denúncias do Ministério Público”, observa. Mas ressalta que tudo indica que com o resultado da votação no Congresso, agora Temer governa até o final do mandato, porque o pior para ele já passou. 

As informações são da jornalista Lineia Fernandes