Jaques Wagner lidera pesquisa encomendada pela Band

Jaques Wagner lidera pesquisa encomendada pela Band Jaques Wagner lidera pesquisa encomendada pela Band Jaques Wagner lidera pesquisa encomendada pela Band Jaques Wagner lidera pesquisa encomendada pela Band

Pesquisa realizada pelo Instituto Vox Populi mostra que o governador Jaques Wagner (PT) lidera a disputa para as eleições estaduais em 2010 com 44% das pretensões de votos.

O ex-governador Paulo Souto (DEM) vem na segunda posição, com 29% das intenções, seguido do ministro da Integração Geddel Vieira Lima (PMDB), que obteve 8% da preferência do eleitor na pesquisa estimulada (quando é apresentada a lista de candidatos ao entrevistado).

Encomendada pela TV Bandeirantes e divulgada no último sábado pela BandBahia, a pesquisa ouviu 700 entrevistados no Estado entre os dias 15 e 22 de janeiro.

A margem de erro é de 3,7% para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%. Os votos brancos e nulos somaram 6%, enquanto 115 disseram não saber em quem vão votar em outubro.

Na pesquisa espontânea (em que o entrevistado declara espontaneamente o nome do candidato)  Jaques Wagner se mantém na dianteira, com 17% das intenções de votos.

Paulo Souto aparece com 4% e o ministro Geddel Vieira com 1%. Os candidatos Luiz Bassuma (PV) e Hilton Coelho (Psol) somaram 1% na pesquisa estimulada.

Quando indagado qual dos candidatos tem mais chances de ganhar a eleição, mesmo que não vote nele, 52% dos entrevistados apontaram o nome do governador Jaques Wagner, 23% o de Paulo Souto, e  7% o de Geddel.  Luiz Bassuma pontuou com 1% e Hilton coelho com 0%.

Quanto à rejeição, 25% dos entrevistados disseram não votar em Bassuma, 16% em Souto, 9% em Wagner, 8% em Geddel e 2% em Hilton.  

Reverter – O ministro Geddel preferiu não fazer maiores considerações sobre a pesquisa. “Vamos continuar trabalhando, não muda nossa estratégia”.

Já o democrata Paulo Souto  considerou sua avaliação  “confortável e animadora”, se comparado ao que chamou de  “privilégios” do seu principal adversário. “O governador  está sob intensa campanha publicitária, usufruindo da máquina federal e estadual. Considero minha posição muito boa, até porque ainda não estamos em campanha”, assinalou.

Wagner disse que o resultado da pesquisa reflete o trabalho realizado pelo seu governo e mostra coerência com outras pesquisas, que o apontam com chances de vencer no primeiro turno. Frisou, porém, que vai continuar trabalhando “duro” para garantir a reeleição.

Informações do A Tarde