Correspondente Arivaldo Silva
Capitaneado pelo vice-governador da Bahia, Otto Alencar (PP) e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab foi lançado neste domingo (20), em Salvador, o Partido Social Democrático. Em seu manifesto inicial, a nova legenda recebeu mais 50 assinaturas de prefeitos, quatro deputados federais e seis estaduais. “Aqui, agora, na Bahia, nasce o Partido Social Democrático. O partido do povo brasileiro, para o povo brasileiro”, disse Kassab para a platéia atenta. Ainda segundo Kassab, a legenda deve estar criada oficialmente entre junho e julho.
Mais de 1.300 pessoas de várias partes da Bahia presenciaram, o nascimento do Partido Social Democrata (PSD). Um dos auditórios do Hotel Fiesta (com capacidade para 500 pessoas), no bairro do Itaigara, em Salvador ficou pequeno para quem foi prestigiar o evento. “Acredito que é o momento de criar um partido novo. É renovação para a Bahia e para o Brasil. Nasci para lutar, realizar, aglutinar, para fazer aliança, como fizemos com Wagner. Por sinal o governador avaliza este ato político. O PSD será uma grande base para o governo”, afirmou Otto Alencar.
Com a promessa de abrigar boa parcela de políticos insatisfeitos com o atual partido, o PSD mostrou força em seu primeiro evento oficial. Da Câmara Federal assinaram o manifesto José Carlos Araújo (PDT), Paulo Magalhães (DEM), Fernando Torres (DEM), Jânio Natal (PRB) e Edson Pimenta (PCdoB). Da Assembleia Legislativa, Gildásio Penedo (DEM), Ângelo Coronel (PP), Adolfo Menezes (PRP), Ivana Bastos (PMDB), Temóteo Brito (PMDB) e Alan Sanches (PMDB).
Insatisfação – Com base eleitoral em Feira de Santana e carlista histórico, o deputado federal Fernando Torres foi o mais enfático ao apresentar seus motivos para a mudança de legenda e apresentou severas criticas ao DEM. “Saio do DEM porque a convivência está difícil dentro do partido. A insatisfação é geral, de todos os novos deputados, como eu. Estou totalmente insatisfeito com o partido que se chama democrata. Com certeza em Feira de Santana, se o PSD não se constituir como o maior partido, será um dos maiores.”
Torres demonstrou compromisso incondicional com a nova legenda. “Abraço as propostas do PSD e vou procurar estruturá-lo em Feira de Santana e em mais de 20 cidades onde fui votado. Tenho certeza de que esse será o partido do sonho que tive no Democratas e quem criticar o PSD na Câmara Federal nós vamos combater”, ressaltou o deputado.
Apoio – Expoentes do PT na Bahia marcaram presença no evento,a exemplo do senador Walter Pinheiro, os deputados federais Nelson Pelegrino e Josias Gomes, e o presidente regional da legenda, Jonas Paulo. A senadora Lídice da Mata (PSB), o presidente da Assembleia Legislativa baiana, Marcelo Nilo também prestigiaram o evento.
Entre os vereadores da capital baiana, três já confirmaram: Andréa Mendonça (DEM), Léo Kret do Brasil (PR) e Alemão (PRP). O vereador Carlos Alberto Batista Neves (PMDB) ainda não confirmou. o ato político de apoio ao PSD acontece em São Paulo e deve se repetir nos próximos meses em mais sete estados: Amazonas, Acre, Alagoas, Tocantins, Roraima, Rio de Janeiro e Minas Gerais.