Entrevista com candidatos

Zé Neto diz que quem trabalha não será demitido no seu governo; candidato também fala sobre ViaBahia e novas avenidas

Ele respondeu questões relacionadas a setores como saúde, educação, mobilidade urbana, transporte público e sobre os distritos da cidade.

zé neto entrevista2
Foto: Iasmim Santos/Acorda Cidade

O candidato à prefeitura de Feira de Santana Zé Neto (PT) foi o primeiro a participar da rodada de entrevistas do Programa Acorda Cidade, na Rádio Sociedade News FM, na manhã desta terça-feira (17). Ele teve dois blocos de 15 minutos para responder questões relacionadas a setores como saúde, educação, mobilidade urbana, transporte público e sobre os distritos da cidade.

Nesta quarta (18), o candidato a ser entrevistado será Carlos Medeiros (Novo). Na quinta (19), será a vez do candidato José Ronaldo (UB). A ordem das entrevistas foi definida através de sorteio.

zé neto entrevista
Foto: Iasmim Santos/Acorda Cidade

Saúde

O candidato Zé Neto afirmou que a Saúde é um dos mais graves problemas que existem na história de Feira de Santana. Segundo ele, é necessário investir na atenção básica. Além disso, Zé Neto apresentou outras propostas do seu governo, caso eleito.

“Essa é uma área que é objeto de muitos escândalos com processos na justiça e é uma área onde temos grandes dificuldades. Fui ao posto de saúde da Mangabeira na semana passada, inclusive, eu quero elogiar os trabalhadores e trabalhadoras dos postos de saúde e de toda a prefeitura. Eu não vou demitir ninguém que trabalha. Eu vi os grandes esforços delas. Nem água tinha no posto. As pessoas estão comprando gaze para fazer curativo, então a gente vive uma crise muito profunda. Além disso, os agentes comunitários de saúde estão sem receber fardamento, não foi feito concurso. Feira também precisa ter um hospital geral municipal e vamos fazer”, afirmou o candidato ao Acorda Cidade.

Zé Neto seguiu apresentando suas propostas para melhorar a saúde em Feira de Santana:

“Nossa proposta é integrar melhor a saúde municipal com a estadual. Os trabalhadores precisam ter condições para trabalhar, os postos de saúde precisam funcionar até pelo menos 19 horas, cada distrito tem que ter uma UPA e ter atendimento ambulatorial para as pessoas terem médico, medicamentos. Também vamos fazer atendimentos preventivos nas escolas, tanto para a saúde geral como atendimento em odontologia. Também vamos criar o centro de atendimento da mulher e dos idosos”.

Educação

Para atender as demandas da educação, o candidato Zé Neto destacou que uma das principais ações é abrir um diálogo permanente com o Conselho Municipal de Educação. Segundo ele, atualmente na cidade existem escolas que funcionam dia sim e dia não, creches que funcionam até 15h. O candidato afirmou que esses problemas precisam ser resolvidos.

“Vamos acabar com essa história de aula dia sim e dia não. Os professores precisam receber suas jornadas e a evolução da carreira. É preciso fazer essa reformulação, tem que resolver a questão dos precatórios, além da necessidade de ter tempo integral nas escolas e com mais esporte, com a criação da Escola Olímpica. Temos um projeto também de conectar os estudantes do ensino médio com os alunos do ensino fundamental, com monitoria (reforço escolar). As escolas também precisam ter conexões com as universidades, além de construir mais escolas, especialmente, nos distritos e nas periferias. Também vamos integrar as escolas com as comunidades, incluindo a parte cultural e esportiva”.

Distritos

O candidato Zé Neto afirmou que já visitou todos os distritos de Feira de Santana e que conhece as necessidades de perto. Ele garantiu que dará atenção as particularidades de cada localidade, através da criação de subprefeituras.

zé neto entrevista2
Foto: Iasmim Santos/Acorda Cidade

“Tem que ter subprefeituras para a gente entender de perto a realidade e as particularidades de cada distrito e a gente administrar melhor, respeitando suas culturas. Também vamos construir escolas em tempo integral e cada distrito terá sua Unidade de Pronto Atendimento (UPA)”.

Transporte público

Para resolver as demandas do transporte público em Feira de Santana, o candidato Zé Neto entende que é importante abrir diálogo com o Conselho Municipal de Transporte. Além disso, ele garantiu que irá respeitar todos os modais de transporte existentes na cidade e anunciou que fará mudanças com a integração das vans com os ônibus, como já funcionou há algum tempo.

“Vamos respeitar os taxistas, motoristas por aplicativo, mototaxistas, vans, ônibus. A cidade perdeu muitas linhas e temos que reabilitar essas linhas de ônibus e reintegrar as vans, como um transporte complementar como era no passado, que pegava o passageiro no mesmo ponto e alimentava a cidade. Ninguém ficava mais que 15 minutos no ponto. Isso nós vamos fazer nos distritos e na cidade”.

Além disso, Zé Neto afirmou que os transportes dos distritos precisam ser reestruturados e afirmou que também fará investimentos nos corredores de tráfego, com auxílio de recursos federais. O candidato disse também que pretende interagir com as universidades existentes em Feira de Santana (Uefs e UFRB) para que essas instituições contribuam com o debate referente ao transporte público, já que elas possuem estudos que tratam de mobilidade e acessibilidade.

Zé Neto ainda destacou que dará uma atenção especial aos taxistas e aos motoristas de aplicativo.

“Vamos construir no centro da cidade um centro para atendimento onde os motoristas de aplicativo vão poder carregar o celular, tomar um cafezinho, descansar. Eles precisam ser acolhidos, pois são uma nova face do transporte em todo mundo. Os taxistas também vão receber meu carinho especial”.

BRT e mobilidade urbana

Durante a entrevista ao Acorda Cidade, o candidato à prefeitura de Feira de Santana criticou o atual BRT, onde defendeu que foi gasto um dinheiro sem necessidade, e afirmou que a cidade precisa de um grande investimento no setor de mobilidade urbana, incluindo a drenagem.

“Temos que fazer um investimento grande não só na parte de mobilidade com vias, mas também precisamos tratar da drenagem. Feira de Santana virou um caos com inundações e precisa de um grande plano de macrodrenagem desde os bairros mais antigos até os mais novos. Vamos fazer um grande investimento nesse setor”.

Artêmia Pires

Outro assunto debatido pelo candidato foi a situação da Avenida Artêmia Pires, no bairro SIM. Ele afirmou que a via foi construída por empresários e que ficou para o município manter e construir uma segunda pista, o que não aconteceu. Ele garantiu que fará obras para melhorar a mobilidade no local.

“Ali tinha uma área reservada para construir a segunda pista e eles não fizeram nada. Agora vem dizer que vai fazer. Eu vou fazer da Unex pra frente, tem uma parte que não tem como duplicar, pois não tem como sair rasgando vários condomínios. Ali tem que requalificar as passagens das ruas da Artêmia para o bairro Santo Antônio e para a Nóide Cerqueira. Estou com o projeto todo pronto. Também vamos fazer uma avenida perimetral, um semi-contorno saindo da Nóide, passando pelo Jardim Brasil, pelo Jardim Europa, pela Mangabeira, pelo Santo Antônio, pelo Papagaio e encaixando naquela avenida que cai em frente a Uefs. Assim você desafoga, cria um outro vetor de desenvolvimento e atende vários bairros”.

ViaBahia

O candidato ainda comentou sobre a situação da concessionária ViaBahia. Ele afirmou que foi ao Tribunal de Contas da União (TCU) para reclamar sobre a atuação da ViaBahia e que existem dois processos contra a concessionária.

“Os processos estão há 15 anos sem ter atualização e o governo decidiu, com o TCU, reestruturar o contrato e dá a eles um ano para cumprir. Se isso não ocorrer, o contrato vira caduco e cria uma nova licitação”.

Considerações finais

Para encerrar a entrevista, o candidato Zé Neto afirmou que Feira de Santana vive um momento importante para sua história e que a cidade precisa de mudança.

“Temos a oportunidade de reconectar Feira com ela própria e avançar se conectando com o governo estadual e federal para melhorar as avenidas, reestruturar as praças, limpar as ruas, reformular a saúde, avançar na educação, cuidar dos distritos, cuidar da nossa cidade, fazendo novos investimentos”, afirmou.

Ouça a entrevista na íntegra:

Leia também: Programa Acorda Cidade define ordem de entrevistas dos candidatos à prefeitura de Feira de Santana

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
5 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Junio

Eu sempre votei no outro que acabou feira por 20 anos , agora tenta ser prefeito novamente , já era José Ronaldo ,***

Wagner

Este negócio de via perímetral não é ideia sua..
Outra você negocia vaga no Clériston e quer falar de saúde?
E empregos já que acabou com o CIS

Carlos

Tomem cuidado, feirenses! A serpente sempre tenta encantar com palavras fáceis. Votem nulo, mas não votem nesse partido

Irandi

Cara *** e vem com esse blá blá blá blá blá

José carlos Passos Silva

Via Bahia, não tem uma autoridade no País que resolva. Um verdadeiro absurdo.