Eleições 2018

Redes sociais ‘guiam’ opinião do brasileiro nas eleições, indicam especialistas

Há memes mais agressivos – que atacam ou diminuem candidatos –, seja transformando presidenciáveis em fantoches ou colocando propostas de governo de forma irônica.

Redes sociais ‘guiam’ opinião do brasileiro nas eleições, indicam especialistas Redes sociais ‘guiam’ opinião do brasileiro nas eleições, indicam especialistas Redes sociais ‘guiam’ opinião do brasileiro nas eleições, indicam especialistas Redes sociais ‘guiam’ opinião do brasileiro nas eleições, indicam especialistas

Acorda Cidade

Há menos de um mês para as Eleições 2018, a difusão de memes envolvendo os principais candidatos à presidência da República tem esquentado o debate político nas redes sociais. E mais: essas imagens que correm pelo Whatsapp, Facebook e Twitter, com montagens de fotos e frases humorísticas ou críticas, podem influenciar a decisão final dos eleitores brasileiros na hora do voto.

É o que indicam análises de dois cientistas políticos ouvidos pela reportagem. Para o professor da Universidade de Guarulhos-SP, Gleibe Pretti, o cenário atual, composto por grande número de indecisos, favorece a utilização das redes sociais como plataforma de convencimento.

“É exatamente a influência nas redes sociais que está modificando a opinião e diante de um cenário que nós temos o que? A dúvida. A maioria das pessoas hoje não sabem em quem vão votar, então esse acesso à internet vai fazer com que as pessoas votem ou no candidato A ou no candidato B.”

Há memes mais agressivos – que atacam ou diminuem candidatos –, seja transformando presidenciáveis em fantoches ou colocando propostas de governo de forma irônica.

“A tendência é que esses ataques pessoais realmente vão crescendo conforme esse momento (eleição) vai chegando”.