Feira de Santana

Fórum da Justiça Eleitoral poderá ampliar atendimento para recadastramento biométrico

Para quem vai fazer o título pela primeira vez, o prazo não vai se encerrar no dia 31 de janeiro.

Fórum da Justiça Eleitoral poderá ampliar atendimento para recadastramento biométrico Fórum da Justiça Eleitoral poderá ampliar atendimento para recadastramento biométrico Fórum da Justiça Eleitoral poderá ampliar atendimento para recadastramento biométrico Fórum da Justiça Eleitoral poderá ampliar atendimento para recadastramento biométrico

Daniela Cardoso e Ney Silva

Com a crescente demanda de atendimento no Fórum da Justiça Eleitoral em Feira de Santana, os chefes de cartórios das zonas 154, 155, 156 e 157 estão pretendendo ampliar o atendimento para o recadastramento biométrico aos sábados – atualmente o atendimento ocorre apenas de segunda a sexta. Eles deverão se reunir com o prefeito José Ronaldo de Carvalho para pedir apoio, já que o município mantém aproximadamente 100 pessoas realizando esse trabalho.

“Já estamos atendendo no limite, mas vamos tentar conseguir mais pessoas e equipamentos, e buscar ampliar o atendimento para os dias de sábado. Só que ainda não decidimos qual vai ser a possibilidade de atendimento para ver se melhora”, afirmou o chefe do cartório da 156 zona eleitoral, Danilo Pereira.

Ele disse também que o horário de atendimento continua das 8h às 18h e que por dia estão sendo realizados cerca de 2 mil atendimentos. “Ainda temos em torno de 15 dias úteis e vamos tentar atender o maior número de pessoas possível”, afirmou.

O agendamento pela internet continua para o fórum de Feira de Santana, todas as segundas-feiras das 8 às 9h e pode ser feito aqui. 

Pessoas com incapacidades

Vem surgindo reclamações de pessoas que tem transtorno mental e dificuldade de locomoção motora em fazer o recadastramento biométrico. Algumas correm o risco de ter o Benefício de Prestação Continuada (BPC) suspenso caso não estejam em dia com a justiça eleitoral.

Sobre esse assunto, Danilo Pereira informou que desconhece essa situação e orienta as pessoas que tem familiares com algum tipo incapacidade a fazerem um requerimento ao juiz do cartório da zona onde ele está cadastrado para que seja autorizada a dispensa da biometria. Esse serviço funciona de 8 as 14h.

Primeiro título

Para quem vai fazer o título pela primeira vez, o prazo não vai se encerrar no dia 31 de janeiro. Danilo Pereira informou que as pessoas não precisam pegar filas e nem chegar de madrugada e faz um apelo para que esses eleitores deixem para fazer o título após o dia 31 de janeiro, já que o prazo se estende até 9 de maio.

Fotos: Ney Silva/Acorda Cidade