Uma longa fila se formou desde a madrugada deste domingo (5), no Tribunal Regional Eleitoral de Feira de Santana, com a presença de eleitores que tentavam regularizar a situação do título eleitoral ou realizar a emissão do documento. Na próxima quarta-feira, dia 8 de maio, encerra o prazo para regularizar qualquer pendência para quem pretende votar nas eleições municipais deste ano.
Durante esses últimos dias, o TRE realizou plantões extras para atender a demanda dos eleitores, mantendo o órgão aberto no último feriado e neste final de semana para atender a população. Entretanto, a demanda de pessoas com pendências foi muito maior do que o esperado.
A reportagem do Acorda Cidade esteve no órgão no final da manhã deste domingo, por volta das 11h50 e presenciou a situação. Segundo informações apuradas com pessoas que aguardavam na fila, o serviço, que estava previsto para ocorrer até às 14h, encerrou por volta das 10h, o que gerou tumulto e insatisfação.
João Henrique Santos foi até o TRE regularizar o cadastramento biométrico que está pendente e até o momento não tinha conseguido atendimento. Confira o relato.
“Cheguei aqui por volta das 7h30. A fila já estava do outro lado do quarteirão. Não teve suporte nenhum por parte do fórum eleitoral. Estou aqui aguardando até agora e nenhum posicionamento deles. Quem veio passar uma informação a respeito da fila foi um policial, que veio e se identificou, e se pôs a ajudar a dispersar a muvuca que estava no pé do portão”.
O tumulto de pessoas em frente ao TRE piorou quando as elas perceberam que não conseguiriam atendimento neste domingo.
“Foi uma falta de desumanização. Muitos vieram de fora da cidade. Quando eu cheguei, já tinha gente de 4 da manhã na fila. Até porque eles precisam regularizar aqui na cidade, porque lá não existe fórum eleitoral. Eles falaram ontem na TV que seria 250 senhas e que o atendimento seria até 14h. Até então, se você pronuncia que o atendimento vai ser até as 14h, o correto é redistribuir senhas até atingir o horário, pelo que eu entendo”.
Segundo João, desde às 10h não foram distribuídas mais senhas e foi fechada a entrada de pessoas no local, o que causou confusão e insatisfação dos eleitores que aguardavam na fila e em frente ao TRE.
“Desde 10h encerraram, e não falaram mais nada. Só entregaram 150 fichas. A gente tentou conversar com os guardas, ninguém passou mais nenhuma informação, todo mundo sumiu, e a fila já foi dispersa, porque não tem o que fazer mais. Para ter noção, a fila estava no prédio atrás, que é o prédio do INSS. Tinha mais de 300 pessoas. E como eles falaram que o atendimento seria até às 14h, o pessoal imaginou que eles prestariam pelo menos atendimento a essas pessoas”.
Além disso, João consternou sua insatisfação em ter gasto com deslocamento, assim como outras pessoas que utilizaram o único dia de folga para tentar resolver as pendências.
Outra pessoa que saiu sem o atendimento foi Heloise da Silva dos Santos. Ela também precisava cadastrar a biometria, mas não conseguiu. Tentando adiantar os processos, ela retirou o título de eleitor pelo site, mas ainda é preciso regularizar a digitalização.
“Cheguei às 4h e a fila já estava dando uma volta no quarteirão. Já tinham muitas pessoas. Quando eles abriram, eles distribuíram só 160 senhas, sendo que era para ser 300. E a gente viu muitas pessoas comercializando os lugares na fila e as senhas. Eu vou fazer concurso público. Se eu não conseguir tirar o meu título, eu não vou conseguir passar. Mesmo que eu passe na prova, eu não vou conseguir, porque eu não vou ter o título. E eu sou estudante, então eu não posso vir de manhã para tirar”, acrescentou Heloise.
A reportagem do Acorda Cidade tentou contato com funcionários do TRE, mas ninguém prestou esclarecimentos.
Leia também: Eleitores formam longa fila em busca de atendimento na sede do TRE em Feira de Santana
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram
Como sempre todos deixando para última hora, poderia fazer isso a tempos atrás e com tranquilidade
Kkkkkkkkk,Eu quero é mais, que vcs recebam, chuva e Sol quente na cabeça, Brasileiro só deixa tudo pra última hora, há meses tá chamando pra regularizar o título e o povo nem ai,e outra, votar pra que??? Pra colocar esses mercenários na câmara de vereadores e na prefeitura,e não fazem nada pra beneficiar a população feirense e o servidor público municipal,kd o piso de enfermagem Senhor prefeito, até hoje não pagou o que o servidor tem por direito,me deixe viu, prefiro pagar minha multa, pós eleição!!!!!