No último domingo a população brasileira foi às urnas para eleger os seus representantes na política estadual e também nacional. Na Bahia, dos 417 municípios do estado, apenas dois deram a vitória de Jair Bolsonaro (PL) na eleição entre os presidenciáveis deste ano, Luís Eduardo Magalhães e Buerarema.
Em comparação com 2018, quando houve a disputa entre Fernando Haddad (PT) e Bolsonaro, o atual presidente da República “perdeu” em 4 municípios na Bahia. Entre as cidades baianas estão: Teixeira de Freitas, Itabuna, Itapetinga e Eunápolis.
Contudo, Bolsonaro recebeu mais votos nas eleições deste ano do que na disputa eleitoral com Haddad. Em relação há quatro anos, o atual presidente teve um incremento de 18,7% na quantidade de votos na Bahia, indo de 1,72 milhões para 2,04 milhões.
Há quatros anos, Bolsonaro teve 23,41% dos votos no primeiro turno, enquanto Haddad registrou 60,28%. Neste ano as porcentagens variaram entre 69,73% para Lula e 23,31% para o atual presidente.
No segundo turno de 2018, Bolsonaro perdeu um dos municípios que tinham dado sua vitória, no caso, Itabuna. Além disso, a porcentagem de Haddad saltou para 72,69% (5,4 milhões) enquanto a do então candidato do PSL foi para 27,31% (2,06 milhões).
CRESCIMENTO DO ELEITORADO BAIANO
O número de eleitores da Bahia cresceu 3,65% nos últimos quatro anos, saltando de 10,8 milhões para 11,29 milhões. Além disso, o estado ocupa o posto de quarto maior eleitorado do Brasil.
Luís Eduardo Magalhães foi o município com maior crescimento da Bahia, avançando 31,76% e chegando a 70.016 eleitores, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Fonte: Bahia Notícias
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram
Nordeste
Mais de 20 anos sendo recordista em:
Desemprego
Criminalidade
E analfabetismo
Obrigado PT
BOLSONARO SEU !! AQUI NA BAHIA VC É TCHUTCHUCA!!! FORA!!!
Eu não consigo entender, 16 anos de PT na Bahia, boa parte com presidente petista também, do que os baianos reclamam então? Tá tudo lindo na Bahia né? VERGONHA! Por isso somos discriminados…
Enfim, a Bahia passando vergonha, de novo.