Política

Deputados trocam insultos diante de estudantes

Deputado Sebastião Bala Rocha (SDD-AP) e o líder do governo na Casa, Arlindo Chinaglia (PT-SP), trocaram insultos nos microfones

Deputados trocam insultos diante de estudantes Deputados trocam insultos diante de estudantes Deputados trocam insultos diante de estudantes Deputados trocam insultos diante de estudantes

Acorda Cidade

Mesmo com a galeria do plenário repleta de estudantes do ensino fundamental que acompanhavam a sessão da Câmara, ontem, o deputado Sebastião Bala Rocha (SDD-AP) e o líder do governo na Casa, Arlindo Chinaglia (PT-SP), trocaram insultos nos microfones. “Quando eu fiz uma acusação de fraude do seu estado, vossa excelência agiu de forma desleal… eu vou procurar esse discurso e vou reapresentar. Só tenho a dizer uma coisa: graças a minha formação, nunca fui algemado”, disse Chinaglia em referência ao fato de Bala Rocha ter sido algemado em 2004, durante a operação Pororoca, da Polícia Federal.
 
Bala Rocha subiu o tom: “Eu fui injustiçado seu p…. Seu fdp”. O microfone foi cortado e ele começou a gritar  insultos ao líder do governo. Os dois ficaram se encarando, mas foram separados por colegas.
 
O parlamentar do Amapá foi preso e responde no Supremo por crimes como formação de quadrilha, prevaricação, corrupção passiva e crime contra a lei de licitações. “Já fui praticamente absolvido do crime de quadrilha pelo próprio MP e estou me defendendo no Supremo. Estou seguro que sou inocente. Ele (Chinaglia), de maneira arrogante, mencionou esse episódio”, protestou Bala Rocha.
 
A confusão começou quando os deputados discutiam um projeto de Decreto Legislativo que firma medidas de cooperação entre Brasil e França contra exploração ilegal de ouro em zonas protegidas. Bala Rocha derrubou a votação da matéria, irritando o colega.
 
Ao orientar a votação, Chinaglia informou que a deputada Dalva Figueiredo (PT-AP) disse que o ministro Gilberto Carvalho costurara acordo sobre o projeto. O petista foi interrompido pelo deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) dizendo que o acordo do ministro foi com a bancada do Amapá e não só com a bancada do PT. Chinaglia corrigiu: “Eu não disse que o acordo foi com a bancada do PT. Eu disse que a reunião com Carvalho foi a deputada Dalva que relatou. Mas eu tenho visto outros deputados querendo se apoderar do acordo coletivo”, disse.
 
Bala Rocha reagiu: “Eu não estou me apoderando de nada. Fui relator, conheço a matéria e agi com responsabilidade o tempo todo. Vou obstruir. Peço verificação”. Com o bate-boca, os líderes adiaram a votação. Após o episódio, Bala Rocha pediu que os palavrões sejam retirados dos registros da Casa. Chinaglia disse que citou as algemas porque o colega extrapolou todos os limites. Questionado se pretende levar Bala Rocha ao Conselho de Ética, o petista disse que “tende a perdoar”. As informações são do Correio.