Andrea Trindade
O Deputado Estadual José Neto disse que os órgãos do governo estão à disposição dos produtores rurais para buscar mais eficiência nas ações de combate aos problemas causados pela seca.
“Ninguém pode dizer que uma ação de governo vai resolver uma situação é que a pior dos últimos 80 anos. Não está morrendo gente, porque graças a Deus têm o Bolsa Família e outras intervenções muitos importantes que não podem ser deixadas de lado. Já passamos de mais de 3 milhões de ligações de água e eu fico triste quando alguém diz em Feira de Santana que o governo não está fazendo nada”, disse.
O deputado disse também que o trabalhador pode fazer a inscrição no DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), para ter acesso a políticas públicas. “Não é uma coisa complicada e o agricultou vai receber R$ 2.500 com carência de até quatro anos”, enfatizou.
Banco do Nordeste
Em relação a burocracia do Banco do Nordeste, alvo de reclamação dos produtores rurais, Zé Neto disse que é preciso conversar com os agricultores e o banco para saber qual é o real problema.
“Há um binômio que precisa ser resolvido: ou é burocracia ou é roubalheira, porque quando tinha dinheiro fácil pegavam o dinheiro e ninguém via solução estrutural”, declarou.
Ele disse também que o governo do estado está investindo 42 km de vias de transmissão de água nos distritos de Ipuaçú e Jaguara e que em três anos houve 2.100 ligações de água em outros distritos.
“390 toneladas de milho serão distribuídos em Feira esta semana e já estamos contratando um galpão para mais 1.500 toneladas e eles reclamam que dá para um e não dão para outro. Registre seu animal. Chega lá sem animal registrado e quer ter milho na mão? Já chegou denúncia de que tem gente pegando milho para revender. Isto é um absurdo. Tem que ter critério”. Disparou Zé Neto, informando que pretende se reunir com o sindicato para tratar dos problemas relacionados à seca.