Eleições 2010

De guerrilheira a 1ª mulher presidente do Brasil

Dilma Rouseff, do PT, é o 40º presidente do Brasil e a primeira mulher a ocupar o cargo mais alto da República no País. A petista foi eleita com 56,05% dos votos, contra 43,95% do candidato do PSDB, José Serra. O eleitorado brasileiro foi de 135 milhões de pessoas.

Atualizada às 19h Atualizada às 22h05
Williany Brito

A candidata escolhida por Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff, venceu a disputa pela Presidência da República, sendo eleita a primeira mulher presidente do Brasil. A ex guerrilheira derrotou o adversário José Serra (PSDB) no segundo turno das eleições, neste domingo (31), com 56,05% dos votos contra 43,95 do tucano. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) terminou a apuração a meia-noite, mas os brasileiros já ficaram sabendo do resultado por volta das 20 horas. 

 

Em Feira de Santana, a Dilma obteve 59,27% dos votos válidos na cidade, foram 158.577 eleitores que escolheram a petista. Já o candidato tucano recebeu 108.974 votos, o que representa um percentual de 40,73% da votação. Em comparação com o primeiro turno a vantagem de Dilma em relação a Serra cresceu cerca de 6%.
 
Antes de sair vitoriosa das urnas, Dilma enfrentou uma das campanhas mais agressivas da história. Se no primeiro turno o debate de propostas já havia sido sobreposto por discussões eleitorais, no segundo, os ânimos ficaram mais acirrados.
 
Em seu primeiro pronunciamento como presidente do Brasil, em Brasília, Dilma Rousseff (PT), garantiu que a meta de erradicar a miséria do Brasil será seu compromisso. Ela também falou de seus planos com relação à economia e do seu compromisso com a liberdade de imprensa, e disse que irá recorrer ao atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, sempre que houver necessidade. 
 
Trajetória – Em sua trajetória, Dilma enfrentou a ditadura militar e comandou o principal ministério do governo Lula (a Casa Civil).  A mineira, aos 62 anos, venceu um câncer no sistema linfático e se tornou avó pela primeira vez, ainda no primeiro turno das eleições. 
 

 

Filha de advogado e professora, Dilma cresceu em família de classe média

 

Dilma nasceu em 14 de dezembro de 1947 em Belo Horizonte (MG). No regime militar, atuou em organizações de esquerda clandestinas, foi presa e torturada. Filiou-se ao PT em 2001, após ter deixado o PDT. Formada em economia, Dilma foi secretária de estado no Rio Grande do Sul.
 
A petista entrou no governo Lula como ministra das Minas e Energia. Em 2005, sucedeu José Dirceu na Casa Civil. Antes de tornar-se candidata, Dilma revelou que estava se submetendo a um tratamento contra um linfoma, câncer no sistema linfático, mas disse que já estar curada.