Motoristas e pedestresestãoreclamando do grandenúmero de cavaletes com propagandaspolíticasespalhadaspelasruas e avenidas de Feira de Santana. Diante do número de reclamações a equipe do AcordaCidadeconversou com o secretário de MeioAmbiente, Antônio Carlos Coelho, queesclareceuque a secretarianãopodeinterferirsem a autorizaçãodaJustiçaEleitoral.
O superintenteda Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, Denílson Santiago, informouquejáesteve em contato com a justiçaEleitoral e queestáfazendo um documento com fotos panorâmicas dasavenidas, ondemostram a grandequantidade de cavaletes. Segundo ele, assim a Justiçairá se pronunciar a respeitodaretirada e relocaçãodasplacas.
Denílsondissequenessemomento a secretarianãopoderetiraroscavaletesdascalçadas e queestáfazendoapenasrelocações. Eleapontoucomoospontosmaiscríticos as avenidasGetúlio Vargas e Maria Quitéria.
“Temos que pedir a conscientização dos candidatos que querem divulgar seu número. Pedimos que eles tenham cuidado para não tirar a visibilidade dos motoristas, pois essa ação pode provocar acidentes”, alertou.
De acordo com o superintendente, a falta de visão dos motoristas causa engarrafamentos na cidade, principalmente nos horários de maior movimento, pois retarda a saída dos condutores nos retornos. Ele lembrou ainda que a lei eleitoral proíbe a colocação de cavaletes onde tira a mobilidade urbana.
“Alguns candidatos estão colocando cavaletes nas avenidas fazendo com que os pedestres desçam e transitem pelo meio da rua correndo o risco de ser atropelado”, destacou.
Uma campanha tem circulado no Facebook pedindo que os usuários da rede social chutem os cavaletes com propagandas de candidatos à prefeitura e ao cargo de vereador. "Já chutou uma placa de algum candidato hoje?" ou "Você já chutou o seu cavalete hoje?" são as mensagens que circulam na rede social.
O motivo da campanha, segundo o texto publicado ao lado das imagens, é que além de deixar as ruas feias e sujas, a colocação do item desrespeita a lei 12.034, que não permite colocar cavaletes de propaganda política em canteiros, viadutos, pontes, jardins e praças, apenas em locais com autorização. É permitida, contudo, a colocação de cavaletes ao longo das vias públicas, desde que móveis e que não dificultem o bom andamento do trânsito de pessoas e veículos, segundo a resolução nº 23.370 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Enquete
Em enquete, o Acorda Cidade perguntou em que os cavaletes mais atrapalham. Os resultados parciais mostram que as pessoas acham que o que mais atrapalha é a locomoção dos pedestres e em segundo lugar, a visibilidade dos motoristas.
As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.
Termos de Uso
e
PolÃtica de privacidade