Fabiana Andrade

O presidente damara Municipal de Candeias, vereador Sargento Francisco (PMDB), tomou posse no cargo de prefeito de Candeias nesta tarde de sexta-feira (22), em cumprimento da decisão da justiça eleitoral que, após ter cassado os mandatos da prefeita Maria Maia (PMDB) e seu vice Antonio Raimundo dos Santos (PT), determinou o presidente damara a assumir a gestão da cidade. A cerimônia de posse ocorreu no auditório damara de Candeias, às 15 horas, e contou com a presença de autoridades civis, políticas e de nove dos 10 vereadores da Casa. A exceção foi o vereador Jarinho (PTB), que estava em viagem.

Diante da determinação judicial constante no mandado de notificação da excelentíssima juíza eleitoral de Candeias, que remete a decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia TRE-BA), no recurso eleitoral nº 136172, que ocasionou a cassação dos mandatos da prefeita e seu vice, e após a revogação na última quinta-feira (21), dada pelo ministro Marco Aurélio Mello, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), da liminar que mantinha Maria Maia no cargo de prefeita, Sargento Francisco assumiu a Prefeitura Municipal passando o seu posto de presidente damara para a sua então vice vereadora Maribel Brasil (PSB).

Com a saída de Francisco Silva Conceição, o suplente Cassimiro Correia (PDT) é o mais novo vereador do município.Em seu primeiro discurso como prefeito, Sargento Francisco prometeu cumprir as Constituições Federal e Estadual, defender e cumprir a Lei Orgânica do município, promover o bem-estar dos munícipes e exercer o cargo sob a inspiração da democracia, da legitimidade e da legalidade.

Em seu primeiro discurso como prefeito, Sargento Francisco agradeceu a Deus, aos vereadores e a todos os candeienses e pediu o apoio de todos, principalmente damara, para ajudá-lo a fazer um trabalho diferenciado, embora o tempo seja curto. “Certamente não teremos muito o que fazer nesse curto espaço de tempo, mas acredito que com o apoio de todos, principalmente dos vereadores, os quais tenho como meus amigos, não faltará esforço para trabalhar para o povo”, declarou.

Francisco ainda reconheceu que uma dificuldade muito grande no município e muitos problemas para enfrentar. Ele pediu paciência, pois “não se sabe como encontrará o município, principalmente as finanças e as secretarias.”

O novo prefeito aproveitou para tranquilizar todos os funcionários públicos e dizer que não haverá ‘caça às bruxas’ em sua gestão. “Não tenham nenhum receio, pois não temos o perfil nem a pretensão de fazer um ‘caça às bruxas’. Iremos, sim, procurar harmonizar o Poder Executivo com o Poder Legislativo e com os próprios servidores para que a gente possa desenvolver o nosso trabalho que serão de extrema importância para o município de Candeias”, apaziguou.

A cerimônia de posse foi encerrada com a entoação do hino nacional e as assinaturas do no Livro de Posse.