Ney Silva


Agentes de proteção de Feira de Santana comemoraram seu dia com uma sessão especial realizada na manhã dessa sexta-feira(20), na Câmara Municipal. Estiveram presentes representantes do Ministério Público, da Vara da Infância e Adolescência, além do deputado federal Fernando Torres.


Esta foi a primeira vez que o Poder Legislativo realizou uma sessão especial para homenagear os agentes de proteção também conhecidos como comissários de menores. A iniciativa foi do vereador José Sebastião Sousa.


Na opinião da professora Antonia Pedreira de Jesus que integra o quadro de agentes de proteção a mais de 20 anos, a sessão especial é uma conquista da categoria. " Os agentes estiveram abandonados, esquecidos por muito tempo. Mas agora há esse reconhecimento", disse.


A promotora da Infância e da Juventude Idelzuith Freitas destacou que a categoria dá uma contribuição muito importante nas causas referentes as crianças e adolescentes.Questionada se os agentes de proteção deveriam ter uma remuneração a promotora informou que isso não é possível porque não há previsão legal. 

Feira de Santana tem apenas 70 agentes de proteção. Segundo o juiz Valter Ribeiro Costa Junior da Vara da Infância e  Adolescência esse número é muito pequeno para atender  as necessidades. Ele conta que a maioria desses agentes trabalha como  voluntários e tem dificuldades.


O juiz destaca que os agentes de proteção se dedicam bastante ao trabalho.A sessão especial na opinião dele foi importante como incentivo a categoria.

Juiz Valter Ribeiro Costa Junior da Vara da Infância e  Adolescência  (Fotos: Ney Silva/Acorda Cidade)