Danillo Freitas
O projeto do Passe Livre, que dispõe sobre a regulamentação do transporte público sem custo algum para os estudantes de escolas públicas de Feira de Santana, foi retirado de pauta pelo autor, o vereador Pablo Roberto (PMDB), nesta quarta-feira (12), na Câmara de Feira de Santana.
Se aprovado, o PL alteraria o art. 42 da lei 2.397, que teria a seguinte redação: Fica o poder executivo autorizado a instituir no sistema de transporte coletivo por ônibus “passe livre” para estudantes do ensino fundamental, médio, cursos técnicos e profissionalizantes, pré-vestibulares e nível superior, de ida e volta dentro dos limites do município.
Pablo justificou a retirada do projeto por considerar que o momento atual é inoportuno. “Conversei durante a semana com colegas vereadores, empresários e com o prefeito José Ronaldo e foi entendido que hoje não podemos debater esse tema. A situação não é muito confortável financeiramente”, disse.
Ainda de acordo com o vereador, os recentes problemas judiciais para licitação do transporte público influenciam diretamente na escolha da retirada do projeto.
O projeto 079/2013 iria beneficiar os estudantes que pagam uma tarifa de R$ 1,35 para utilizar o transporte público. Este valor é cobrado àqueles que possuem a carteira de meia passagem do Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de Feira de Santana. Os alunos que não possuem esta carteirinha pagam R$ 2,70 pela passagem.