Bahia

Aprovado requerimento que sugere linha de crédito para igrejas

A matéria solicita do Governo do Estado estudo de viabilidade para criação de uma linha de crédito especial para instalação de tratamento acústico.

Acorda Cidade

Foi aprovado durante a sessão de quarta-feira (16), o Requerimento 042/2012, que solicita do Governo do Estado um estudo de viabilidade para criação de uma linha de crédito especial para instalação de tratamento acústico de igrejas e outras espaços coletivos. O Requerimento é de autoria do vereador Ângelo Almeida (PT).


De acordo com o vereador, existem na cidade cerca de mil igrejas, e a tendência que o número cresça ainda mais. “As igrejas são espaços essenciais para a comunidade, e devem ser fomentados cada vez mais. Mas, algumas delas utilizam de sistema de som e causam transtornos para os vizinhos, por isso, o tratamento acústico é importante para preservar a lei ambiental que proíbe o poluição sonora”, explica o vereador.

Ângelo sugeriu ainda durante a votação que seja realizada uma audiência pública para debater o assunto. “Muitas cidade brasileiras possuem lei que preconiza os estudos de impacto de meio ambiente e vizinhança para a instalação de novas igrejas. A partir dessa tendência é preciso que a gente se antecipe e crie condições para que esse importante passo seja dado sem prejudicar ninguém”.

O documento foi encaminhado ao secretário estadual de Relações Institucionais, César Lisboa e presidente do Desenbahia, José Ricardo Santos.