Política

Aprovado requerimento para Audiência Pública sobre Carga Horária dos professores em Feira de Santana

Deputado Robinson Almeida propõe discussão sobre o cumprimento da Lei de Carga Horária para garantir condições dignas de trabalho e ensino.

Aprovado requerimento para Audiência Pública sobre Carga Horária dos professores em Feira de Santana
Deputado estadual Robinson Almeida (PT) | Foto: Divulgação

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (2), o requerimento do deputado Robinson Almeida (PT) para a realização de uma Audiência Pública destinada a debater a implementação da reserva de carga horária para os professores da rede pública de ensino no município de Feira de Santana. A proposta foi aprovada durante uma reunião presidida pela deputada Olívia Santana (PCdoB), mas a data e o horário da audiência ainda serão definidos.

O requerimento tem como principal objetivo discutir a aplicação da Lei 11.738/2008, que estabelece a reserva de carga horária para atividades extraclasse dos professores. A proposta surge após uma audiência pública realizada em Feira de Santana, no último dia 14 de agosto, organizada pela APLB (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia), e presidida pelo vereador professor Ivamberg (PT). O encontro revelou dados alarmantes sobre o descumprimento dessa reserva de carga horária pela prefeitura de Feira de Santana, especialmente no que se refere ao regime especial de contratação (REDA), prejudicando diretamente a qualidade do ensino e as condições de trabalho dos docentes.

Na reunião com deputados, Robinson Almeida destacou a importância da audiência para o fortalecimento da categoria dos professores e para a garantia de condições adequadas de trabalho.

“Sem o cumprimento da carga horária reservada para planejamento e preparação, os professores enfrentam jornadas exaustivas, o que compromete a qualidade do ensino e o desenvolvimento dos alunos. O processo formativo de um cidadão começa pela base, e a base são os nossos professores”, afirmou o deputado do PT.

Para o parlamentar, a implementação integral da Lei 11.738/2008 é fundamental para assegurar melhores condições de trabalho para os professores e, consequentemente, uma educação de mais qualidade para todos, contribuindo com o aprendizado dos alunos.

“O professor precisa de tempo para planejar suas aulas, estudar e se atualizar. Sem esse espaço, a qualidade do ensino fica comprometida. Precisamos garantir que a legislação seja cumprida, para que os docentes tenham as condições necessárias para exercer sua função com dignidade”, enfatizou Robinson Almeida.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.