A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou, por unanimidade, na terça-feira (2), o requerimento do deputado estadual Robinson Almeida (PT) para a realização de uma audiência pública destinada a discutir a criação de uma nova universidade federal no estado com sede em Feira de Santana.
A proposta prevê a mobilização de um Grupo de Trabalho composto por representantes da comunidade interna e externa da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), especialmente do campus situado em Feira de Santana. O objetivo central é aprofundar os estudos e dar continuidade às ações já realizadas por comissões anteriores, que avaliaram a viabilidade da implantação da nova instituição de ensino superior no Portal do Sertão.
De acordo com o parlamentar, a criação da Universidade Federal do Portal do Sertão (UFPS) em Feira de Santana representa um projeto estratégico para o fortalecimento da educação superior pública, gratuita e de qualidade na Bahia.
“Estamos tratando de uma proposta que visa não apenas ampliar o acesso ao ensino superior, mas também promover o desenvolvimento regional da Região Geográfica Intermediária de Feira de Santana, o Portal do Sertão, que abrange mais de 80 municípios”, destacou Robinson Almeida.
A audiência pública será marcada em data, horário e local a serem definidos e deverá contar com a participação de representantes do Ministério da Educação, reitores de universidades federais, lideranças comunitárias, gestores municipais e estaduais, além de movimentos sociais e acadêmicos. “Nosso objetivo é promover um debate amplo e democrático sobre os impactos, desafios e oportunidades relacionados à criação da nova universidade”, ressalta o parlamentar.
Pela proposta deve haver o aproveitamento da infraestrutura já existente no campus da UFRB em Feira de Santana, bem como dos recursos humanos disponíveis, em um processo de expansão planejado e articulado com a sociedade local. Segundo Robinson, a iniciativa busca garantir a transparência e o protagonismo da população e dos setores interessados na construção de uma política pública educacional de longo alcance.
“É nosso compromisso ampliar a estrutura da educação superior na Bahia pois sabemos de sua importância para o desenvolvimento regional e para o fortalecimento do nosso estado”, concluiu o deputado, que também apoia as discussões para criação das Universidades Federais do Nordeste da Bahia (UFNB) e da Chapada Diamantina (UFCD).
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.