Eleições 2012
ACM Neto tem 41% contra 18% de Pelegrino
A assessoria de comunicação de ACM Neto afirmou que o candidato não comentaria os resultados da pesquisa, alegando que esta seria "a estratégia adotada para a campanha"
Acorda Cidade
A terceira pesquisa de intenção de votos para prefeito de Salvador – realizada pelo Vox Populi a pedido da TV Bandeirantes, que divulgou os resultados nesta quinta, 30, – manteve o cenário de liderança do candidato ACM Neto (DEM), da coligação "É Hora de Defender Salvador". As outras pesquisas que colocaram ACM Neto no primeiro lugar foram realizadas pelo Instituto Potencial e pelo Ibope. Na do Vox Populi, o candidato do DEM aparece com 41% das intenções de votos, na consulta estimulada (quando o nome dos candidatos é apresentado).
Da mesma forma, o candidato Nelson Pelegrino (PT), da coligação "Todos Juntos por Salvador", aparece na pesquisa estimulada em segundo lugar, com 18%. Mário Kertész (PMDB), da coligação "Salvador Tem Jeito", ficou com 5% das intenções de voto. Na sequência, vem o candidato Márcio Marinho (PRB), da coligação "Salvador Encontra seu Caminho", com 3%.
Na preferência dos eleitores, Hamilton Assis (PSOL), à frente da coligação "Frente Capital da Resistência", e Da Luz (PRTB), obtiveram índice de 1% cada. Votos brancos e nulos somaram 18%. Os eleitores indecisos ou que não opinaram somaram 13%.
Repercussão – Na pesquisa espontânea do Vox Populi (quando a lista de candidatos não é exposta aos entrevistados), ACM Neto permanece no primeiro posto, mas com um índice de 35%. A sequência dos prefeituráveis na disputa é a mesma da pesquisa estimulada: Pelegrino em segundo, com 14%; Kertész em terceiro, com 4%; e Marinho em quarto, desta vez com 2% dos eleitores.
Os postulantes Hamilton Assis e Da Luz mantiveram os índices de 1%, cada, nas intenções de voto. Os entrevistados que apresentaram intenção de votar nulo ou em branco somaram 20%. Os demais 23% são eleitores indecisos ou que não opinaram. Na pesquisa, o Vox Populi ouviu 1.000 pessoas, entre os dias 25 e 27 de agosto. A margem de erro estimada é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos.
A assessoria de comunicação de ACM Neto afirmou que o candidato não comentaria os resultados da pesquisa, alegando que esta seria "a estratégia adotada para a campanha". A reportagem tentou contato com o candidato Pelegrino, inclusive deixando mensagem no celular dele, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição. A TARDE também não conseguiu contato com Mário Kertész. Já a assessoria de Marinho disse que "não vai dar importância aos números, uma vez que o candidato foi eleito deputado em 2010 e não aparecia nas pesquisas de intenção de voto". As informações são do A Tarde.
Assuntos