Andrea Trindade
O técnico em eletrônica Carlos Alcebyades Santos Silva, foi condenado a 4 anos e 6 meses de prisão a ser cumprido em regime semiaberto pela tentativa de homicídio contra o vizinho Carlos Luís Santana Lima, no dia 30 de junho de 2013, no bairro Chácara São Cosme, em Feira de Santana. Ele também foi acusado de tentar matar, no mesmo dia, Vanessa Pereira de Souza, mas foi absolvido desta acusação.
Como aguardou o julgamento preso por três anos e um mês, ele vai cumprir o restante da pena em liberdade. O júri foi realizado na terça-feira (8), no Fórum Desembargador Filinto Bastos.
“Ele ganhou liberdade porque a juíza Márcia Simões determinou que o regime a ser cumprindo é o semiaberto e, além disso, ela concedeu o direito de recorrer da sentença em liberdade. A pena que ele deveria cumprir em regime fechado já foi cumprida e a partir de agora ele vai para o regime semiaberto. As vítimas não tiveram lesões graves. A magistrada entendeu que não havia uma gravidade tão grande e por essa razão diminuiu a pena em dois terços. Há possibilidade de recurso para reduzir ainda mais a pena”, disse ao Acorda Cidade a promotora de justiça Semiana Silva Cardoso .
O advogado Antônio Carlos Rodrigues disse que ficou satisfeito com o resultado porque apesar da condenação o réu foi libertado.
“Eu gostaria que ele fosse absolvido em todos os crimes, mas estou satisfeito, pelo esforço e pelo trabalho do júri. Gostaria de parabenizar a juíza Márcia Simões pelo excelente trabalho. Foi muito emocionante quando ele ouviu a sentença e agora ele vai ver sua família, seu filho que não vê há mais de dois anos porque ele não aceitava que o filho fosse até a prisão visita-lo. Ele errou, mas tem perdão, tem aceitção pela sociedade, e é um excelente técnico em eletrônica, vai voltar a trabalhar e ser um homem dez vezes melhor”, declarou o advogado.
O crime
Conforme a denúncia do Ministério Público, incomodado com o barulho dos moradores da casa ao lado que soltavam fogos de artifícios com familiares, Carlos Alcebyades foi até a residência e se dirigiu a Carlos Luís Santana Lima, com quem teve uma discursão, usando palavrões e exigindo que parassem de soltar os fogos.
Ainda segundo a denúncia, Carlos Luís não atendeu ao pedido do vizinho e o técnico em eletrônica foi até seu carro e pegou um revólver calibre 38, retornou ao local e atirou contra Carlos Luís, e Vanessa Pereira de Souza, parente da vítima.
O fato ocorreu Na Rua Mem de Sá, no bairro Chácara São Cosme, em Feira de Santana, por volta das 18h40, do dia 30 de junho de 2013.
Informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade