Suspeito de vender bebidas adulteradas com metanol comprou material em distribuidoras de Feira de Santana
Foto: Ascom/PC

Conforme o Acorda Cidade já divulgou, a Polícia Civil prendeu um homem na manhã de segunda-feira (5), no bairro Jardim Cruzeiro, em Feira de Santana, suspeito de vender bebidas alcoólicas adulteradas com metanol.

O homem que não teve a identidade revelada, atuava em diversas cidades do estado, segundo apontam as investigações. O delegado geral adjunto de Operações, Jorge Figueiredo, disse que o homem preso é o principal suspeito de ser o distribuidor das bebidas adulteradas por metanol. Ele foi preso em uma van de transporte de cargas, com 12 garrafas de bebidas alcoólicas.

“Um crime que ceifou vidas e colocou em risco a saúde pública de outras pessoas. No momento da captura em um veículo furgão 12 garrafas de bebidas alcoólicas foram apreendidas imediatamente. Este material já está sob custódia rigorosa do Departamento de Polícia Técnica para a devida perícia.”

Suspeito de vender bebidas adulteradas com metanol comprou material em distribuidoras de Feira de Santana
Delegado Jorge Figueiredo | Foto: Reprodução/PC

Figueiredo ainda reforçou que as equipes da Civil seguem em campo para identificar e responsabilizar os envolvidos na adulteração das bebidas no estado para garantir a saúde da população. “A segurança para as vítimas e seus familiares são a nossa prioridade inegociável.”

O Acorda Cidade conversou com o diretor da Regional do Interior Leste (Dirpin), delegado Yves Correia, que informou que toda a linha de investigação teve início na região norte do estado.

Complexo de Delegacias -
Yves Correia | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Esse caso chocou a população da Bahia, aqui do interior, bem como da capital, e eu diria até no Brasil, porque a gente sabe que é um problema seríssimo esse caso do metanol, que estão misturando essas bebidas para poder lavar as garrafas e acaba contaminando as bebidas e, de algum modo, adulterando e gerando lesões ou cegueira nas pessoas ou então levando até a morte. Então, com base nisso, a equipe da Polícia Civil fez uma investigação aprofundada e qualificada na região da Dirpin Norte, que resultou em alguns mandados, tanto de prisão como de busca e apreensão. Para nossa surpresa, um dos indivíduos envolvidos reside aqui em Feira. Com base nisso e de posse do mandado, as equipes prontamente, em uma ação sincronizada com a outra região, fez os devidos cumprimentos. Então, a Polícia Civil inicia o ano no mesmo ritmo do ano passado, ou seja, já com a operação dando resposta em casos graves e emblemáticos aqui na nossa região”.

O delegado informou que três aparelhos celulares foram apreendidos, onde passarão por perícias, para identificar o envolvimento de mais pessoas.

“Tudo será devidamente apurado. Foram três celulares apreendidos que serão passados por perícia, bem como pela inteligência, para poder identificar demais pessoas envolvidas, bem como buscar os depósitos, os demais fornecedores, para que a gente retire de circulação esse tipo de bebida que causa mal à saúde das pessoas e leva até a morte”, disse.

Questionado do tempo que este homem vinha praticando esses tipos de crime, o delegado informou que ainda não há essa informação, mas detalhou que o suspeito possui uma van para realizar as entregas das bebidas.

“A gente não tem ainda especificamente esses detalhes, mas sabe-se que já tinha um tempo razoável, tanto que consta no cadastro dele diversos carros utilitários que ele já utilizava. Então é um indivíduo que pratica esse tipo de venda há muitos anos, com certeza, inclusive, em diversas cidades do interior da Bahia. Não resumiria a um ponto específico. Então ele entregava com essa van, ele era uma espécie de fornecedor, de modo que está sendo investigado e sendo devidamente apurado”, concluiu.

O Acorda Cidade também conversou com o delegado Rafael Almeida, coordenador da 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin). Segundo ele, as equipes tiveram muitas dificuldades, já que o suspeito possui diversas moradias.

Delegado Rafael Almeida
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“A gente foi fazer o cumprimento do mandado de prisão expedido pela vara lá de Senhor do Bonfim, uma investigação que se iniciou naquela região e no andamento das investigações, verificou que esse indivíduo teria residência aqui na cidade de Feira de Santana. Foi bem complicada a captura desse indivíduo, porque ele tinha muitos veículos em nome dele e várias residências que indicavam a moradia dele. Então as equipes tiveram bastante trabalho, mas no dia de hoje nós conseguimos ter um resultado positivo. Ele foi preso também com uma van, uma van que foi reconhecida por um dos comerciantes que comprou uma bebida que estava adulterada lá na região de Senhor do Bonfim. Essa van foi reconhecida, ela é plotada com um certo nome e foi justamente a mesma van que nós aprendemos hoje”, explicou.

Ao Acorda Cidade, o coordenador da Coorpin informou que o homem alegou ter adquirido as bebidas em distribuidoras de Feira de Santana, que são conhecidas por trabalhar ilegalmente. A investigação segue para identificar se as bebidas possuem origem legal, já que nenhuma nota fiscal foi apresentada.

Ainda de acordo com o delegado, a detenção para este tipo de crime, envolvendo adulteração de produtos que são expostos à venda, vai de 4 a 8 anos de prisão, presente no Artigo 272 do Código Penal.

A população pode colaborar denunciando a produção, armazenamento, transporte e comercialização de bebidas alcoólicas adulteradas através do número 181 do Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA).

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Leia também: Homem é preso em Feira de Santana suspeito de vender bebidas adulteradas com metanol

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.