
A Polícia Civil, por meio dos departamentos operativos, deflagrou, nas primeiras horas desta sexta-feira (15), a Operação Égide, com o objetivo de cumprir mandados judiciais contra integrantes de uma organização criminosa especializada em furtos a estabelecimentos comerciais de grande porte na capital baiana.
Segundo a polícia, nove criminosos foram alcançados na Engomadeira, Tancredo Neves, Pau Miúdo e Mata Escura.
Durante o cumprimento de um mandado de prisão no bairro da Engomadeira, um criminoso recebeu a equipe da Polícia Civil a tiros, o que resultou em confronto. O homem foi atingido e socorrido para uma unidade de saúde, mas não resistiu. Com ele, foram apreendidos uma pistola com carregador alongado e 30 munições.
Durante as diligências, um homem foi preso em flagrante, também na Engomadeira, com uma motocicleta que apresentava indícios de adulteração de sinais identificadores. Três aparelhos celulares também foram apreendidos nas ações, que ocorreram ainda nos bairros de Tancredo Neves, Pau Miúdo e Mata Escura, em Salvador, e no município de Dias D’Ávila. Outro alvo, que também teve o mandado de prisão preventiva cumprido, conduzia um táxi no momento da abordagem, sendo suspeito de utilizar o veículo para deslocamentos relacionados a atividades criminosas.
Ainda segundo a polícia, o grupo investigado também é suspeito de disparar contra uma equipe da Polícia Civil, que resultou em um delegado e uma mulher feridos, além de um homem morto. Todos tem mandados de prisão por homicídio e tentativa de homicídio.
De acordo com as investigações, os suspeitos agiam sempre com o mesmo modus operandi, utilizando veículos para arrombar e invadir as lojas, de onde subtraiam as mercadorias de maior valor. Diligências para localizar os alvos estão sendo realizadas em dois bairros de Salvador.
A ação acontece de forma integrada pelos Departamentos Especializado de Investigações Criminais (DEIC), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), de Polícia Metropolitana (Depom), da Coordenação de Operações de Polícia Judiciária (COPJ), das Delegacias de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV) e Especializada de Repressão a Roubos em Coletivos (DERRC), além da Superintendência de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública (SI-SSP) e do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), da Polícia Militar.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.