Bahia

Seap deflagra operação nacional em Paulo Afonso

Ações dos Policiais Penais visam a redução de crimes violentos na região por meio de revistas e bloqueio de comunicação dos internos.

Seap deflagra operação nacional em Paulo Afonso Seap deflagra operação nacional em Paulo Afonso Seap deflagra operação nacional em Paulo Afonso Seap deflagra operação nacional em Paulo Afonso
Conjunto Penal de Paulo Afonso
Foto: Tony Silva/Sucom Seap

Dando continuidade a Operação Aláfia, equipes da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) fazem revistas no Conjunto Penal de Paulo Afonso, desde a segunda-feira (18).

As ações fazem parte da operação realizada nacionalmente pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Os procedimentos realizados pelos policiais penais visam o cumprimento das normas de segurança carcerária e a redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CLVL’s), na região.

Até a noite de segunda-feira (18), foram realizas buscas detalhadas e de forma estratégica em 28 celas com cerca de 300 presos. As revistas efetuadas pelas equipes ordinárias e especializadas da Seap têm o objetivo de impedir a entrada de materiais ilícitos e eletrônicos, eliminando qualquer possibilidade de comunicação e articulação dos internos com criminosos do lado de fora da unidade penal.

Conjunto Penal de Paulo Afonso
Foto: Tony Silva/Sucom Seap

Além das equipes do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (Geop), da Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (CMEP) e policiais penais ordinários, a turma que está participando do 2º Curso de Operações Prisionais Especializadas (Cope-BA) da Seap, acompanhada de instrutores do Geop e da Polícia Militar, também estão atuando na intervenção, como parte prática da capacitação que está em fase conclusiva.

Conjunto Penal de Paulo Afonso
Foto: Tony Silva/Sucom Seap

A Operação Aláfia em Paulo Afonso é integrada também pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco). A primeira ação da operação foi realizada na unidade prisional de Jequié, no início deste mês.

Conjunto Penal de Paulo Afonso
Foto: Tony Silva/Sucom Seap
Conjunto Penal de Paulo Afonso
Foto: Tony Silva/Sucom Seap

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram