Polícia

São João de São José pode ficar sem a segurança da Polícia Civil

O secretário Jailton Batista informou que os festejos juninos já fazem parte do calendário oficial da cidade

Laiane Cruz

A Polícia Civil de Feira de Santana pode não trabalhar no São João do distrito de Maria Quitéria (São José). De acordo com o coordenador regional de polícia, delegado Ricardo Brito, a prefeitura municipal não enviou a programação da festa para que o órgão policial fizesse a escala extra, que é sujeita a aprovação. Por conta disso, somente a Polícia Militar deverá fazer a segurança do local durante os festejos juninos.

Conforme o delegado, em caso de flagrante, efetuado pela Polícia Militar, o acusado será conduzido para a delegacia do Complexo do Sobradinho, onde a equipe estará pronta para recebê-lo. “Nós não recebemos a programação da prefeitura em relação ao São João de São José e por isso vamos reforçar o plantão central com mais investigadores para dar apoio às conduções da Polícia Militar”, informou Ricardo Brito.

Ainda segundo ele, para que a segurança da festa na sede do distrito fosse feita pela Polícia Civil deveria ter havido mais planejamento. “É custo para o Estado, e nós precisamos da aprovação não só da Polícia Civil, como também da aprovação da Saeb (Secretaria de Administrado do Estado da Bahia)”.

Já o São Pedro de Humildes, de acordo com o coordenador de Polícia, vai contar com a segurança da Polícia Civil. Brito afirmou que o planejamento da festa junina foi encaminhado com antecedência para Salvador, para ser aprovado.

“A escala do São Pedro de Humildes foi aprovada. Vai permanecer uma escala extra na delegacia de humildes durante todos os dias com o efetivo de três delegados, seis escrivães e 12 investigadores por dia para dar apoio à Polícia Militar na condução dos procedimentos”, informou o delegado.

O secretário Jailton Batista informou que os festejos juninos já fazem parte do calendário oficial da cidade, e por isso os órgãos de segurança, a exemplo do Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e a Civil, demandam algum tipo de apoio da secretaria para realizarem a segurança da festa e se reúnem para tratar do assunto. Com relação à participação da PC no São João de José, ele disse que este ano não houve nenhuma solicitação feita pelo órgão.

As informações são do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade.